SANTIAGO DE CUBA ? As cinzas de Fidel Castro chegaram na manhã deste sábado em Santiago de Cuba. Berço da revolução de 1959, o líder morto no dia 25 aos 90 anos será enterrado na cidade, ao lado do mártir da independência cubana, José Marti, no cemitério Santa Ifigénia.
A cerimônia está marcada para as 7h de domingo (10h no Brasil). Antes disso, contudo, as cinzas do líder serão exibidas na Praça Antonio Maceo.
A urna de cedro coberta com uma bandeira cubana saiu de Havana na quarta-feira, transitando durante três dias por estradas repletas de pessoas que gritavam “Eu sou Fidel!”, e fazendo paradas diárias no caminho em direção a Santiago de Cuba, no extremo oriente da ilha.
O presidente Raúl Castro, que assumiu o poder quando seu irmão Fidel ficou doente, em 2006, fará um discurso muito esperado durante a grande homenagem ao líder da revolução cubana na noite deste sábado, na qual estarão presentes dignatários estrangeiros.
Após um período de luto de nove dias, os restos do ?Comandante? serão enterrados em uma cerimônia privada no domingo no Cemitério de Santa Ifigênia de Santiago, onde jaz o herói da independência nacional, José Martí.