Maripá Em muitos municípios da região, agentes de endemias e voluntários ampliam ações de orientação sobre medidas preventivas contra a dengue, zika e chikungunya. Um deles é Maripá, que promove eventos para chamar a atenção dos moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do vetor dessas doenças. Números divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde informam sobre o registro de seis mil notificações de dengue desde agosto. Desses, 217 foram confirmados e 4.012 descartados. Os demais aguardam resultados de análises.
Há poucos dias, o Ministério da Saúde informou sobre levantamento nacional de infestação residencial. No Paraná, duas cidades (Jacarezinho e São Miguel do Iguaçu) estão em risco de surto e outros 68 estão em alerta onde há a presença do mosquito e riscos de contaminação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Maripá tem um caso de dengue autóctone confirmado. Outros sete estão em investigação. O índice de infestação na cidade é de 0,75%. Abaixo de 1% para cada cem imóveis o dado é considerado tolerável. As ações de informação compreendem entrega de materiais e mutirões de limpeza.