Cotidiano

Cidade no Paquistão envenena mais de mil cachorros de rua

2016-08-04T144739Z_1007000001_LYNXNPEC730V4_RTROPTP_2_CNEWS-US-PAKISTAN-DOGS.jpg

RIO ? Mais de mil cachorros de rua foram envenenados por funcionários da prefeitura de Karachi, a maior cidade do Paquistão, com mais de 20 milhões de habitantes. A controversa medida foi tomada após uma onda de críticas e protestos contra a presença dos cães, que estariam atacando mulheres e crianças.

LINKS CACHORROS PAQUISTAO

Representantes do governo informaram nesta quarta-feira que 1.050 cachorros foram sacrificados na primeira fase da operação, que prevê a execução de outros 2 mil cães de rua.

Rehan Hashmi, que preside a jurisdição municipal, disse que as autoridades receberam muitas críticas e pedidos para a solução do problema. O extermínio não era a melhor opção, mas a única possível devido a limitações financeiras.

? Se houvesse algum outro recurso ou opção, ficaria feliz em fazê-lo ? disse Hashmi, à AFP. ? Pois todos são seres vivos.

No Paquistão, a questão dos direitos dos animais não está presente no debate público, mas começam a surgir grupos de veterinários e ativistas que buscam formas de equilibrar a defesa da vida dos cães com o medo da população, que muitas vezes os consideram impuros por motivos religiosos.

E os números são assustadores. Segundo Isma Gheewala, do Centro de Atenção aos Animais, estimativas indicam que existem cerca de 35 mil cães abandonados nas ruas de Karachi, e são relatados cerca de 15 mil casos de ataques a humanos por ano.