Cotidiano

Centenas de imigrantes são resgatados cruzando o Mediterrâneo

65875569_TOPSHOT - Would be immigrants wait to disembark in the port of Catania on the island of.jpgROMA ? Embarcações de organizações humanitárias resgataram 1.200 imigrantes cruzando o Mar Mediterrâneo em direção à Itália, neste final de semana, em uma série de barcos pequenos e abarrotados de gente, segundo a ONG Médico sem Fronteiras (MSF). Encontrada inconsciente em um dos barcos, uma jovem morreu após o resgate. imigrantes

Cerca de 412 pessoas estavam amontoadas em um só barco de madeira, enquanto as outras estavam em imensos botes infláveis, que partiram da costa da Líbia. A operação de resgate durou seis horas, com a ajuda de barcos da MSF e de outros presentes no local, conforme informou no Twitter a ONG SOS Mediterrâneo.

Apesar das duras condições invernais em alto-mar, as saídas de imigrantes da Líbia a bordo de embarcações de traficantes aumentaram nos últimos meses. Com as operações deste fim de semana, já foram resgatadas 22 mil pessoas desde o início do ano, principalmente imigrantes africanos, que tentam chegar à Itália. Cerca de 520 morreram fazendo a travessia.

Ano passado, mais de 180 mil pessoas chegaram na costa da Itália, um aumento de 18% em relação a 2015. O país já abrigou meio milhão de imigrantes desde o início de 2014.