RIO E HANÓI – Quais são as probabilidades de se deparar com quatro pessoas numa moto em movimento? Se já são pequenas, imagine se o piloto ainda estiver conferindo o celular. A jornalista, publicitária e fotógrafa Cláudia Ramos se surpreendeu ao ver a naturalidade desta cena em plena Hanói, capital do Vietnã. Ao ver uma jovem carregando três crianças em uma scooter e usando o aparelho ao mesmo tempo, a mineira sacou o celular e registrou a passagem imprudente, mas cena cotidiana na cidade.
? É algo normal para eles. Tem gente que se choca ao ver as crianças sem capacete, a mãe olhando o celular. Mas é normal na sociedade deles ? relatou Cláudia ao GLOBO. ? Nas fotos, você vê que a paisagem de fundo vai mudando. As crianças pareciam mais sérias num primeiro momento, mas depois já sorriam para as fotos que eu fazia.
As fotos de Cláudia foram feitas pouco após o Ano Novo, numa viagem na qual conheceu a passeio outros países da região, como Camboja e Laos.
Viajante de longa data, ela se surpreendeu mesmo com o quão recorrente a moto é como meio de transporte no Vietnã.
? É uma cidade infestada de motos. É super normal ver estas cenas. Quando se compra uma geladeira, ela chega levada numa moto. Existem muitas isenções fiscais a este veículo ? disse Cláudia . ? O Vietnã é um país comunista que se abriu em pouco tempo. As pessoas estão muito ligadas em smartphones, fazer selfies. Estão super conectadas.
Na viagem, Cláudia se surpreendeu também com como as mulheres exercem várias funções profissionais e assumem a linha de frente também nos trabalhos braçais.
? No Vietnã, as mulheres não são frágeis. Lá, você faz passeios nos rios para conhecer (os templos e áreas rurais), e são as mulheres que estão ali remando por duas, três horas. É bastante diferente.