Toledo – A esterilização gratuita de animais domésticos em situação de abandono nas ruas de Toledo está mais próxima de ser concretizada. O Município foi contemplado com uma indicação de R$ 120 mil do Ministério da Saúde para a aquisição de um Castramóvel. No dia 29 de dezembro, a Secretaria de Planejamento realizou o cadastro no sistema para a aquisição da unidade móvel de esterilização e educação.
O objetivo do Castramóvel é minimizar os problemas de superpopulação de animais domésticos e promover equilíbrio entre saúde pública e bem estar animal. Conforme o secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello, a intenção agora é se reunir com a Associação Focinhos Carentes de Toledo e com a Secretaria do Meio Ambiente para definir de que forma a estrutura será utilizada. A estimativa é de que haja mais de 10 mil animais abandonados nas ruas.
A vice-presidente da Afocato, Maria Lucia Gollman, destaca que há anos a instituição luta por essa causa: “É um desejo antigo de todas as protetoras, pois somente desacelerando o crescimento populacional de cães e gatos poderemos ter algum controle. São dois princípios importantes: o primeiro é a esterilização ética e outro é a educação, a sensibilização da população em relação à guarda responsável”, pontua.
Ela complementa que o Castramóvel é um veículo adaptado para esterilização de cães e gatos e vai agilizar esse processo atendendo aos animais em situação de abandono. Haverá uma regulamentação para os procedimentos.