Cotidiano

Candidato presidencial Fillon é alvo de investigação formal na França

65740016_REFILE - CORRECTING TYPO Francois Fillon former French Prime Minis.jpgPARIS – O candidato François Fillon está agora sob investigação formal da Justiça por suspeita de desvio de recursos públicos, uma medida que pode arruinar as esperanças dos conservadores de conquistar o poder nas eleições de maio. Fillon concorre pelo partido Republicanos, do ex-presidente Nicolás Sarkozy. França

A campanha de Fillon tem sido marcada por denúncias de pagamentos irregulares de centenas de milhares de euros com dinheiro público a sua mulher, Penelope, e dois filhos, mas o candidato se recusou a abrir mão de concorrer. Mais cedo nesta terça-feira, o jornal ?Le Parisien? afirmara que os filhos entregaram parte dos salários aos pais.

O ex-primeiro-ministro tinha um encontro previsto com investigadores na quarta-feira, mas, de forma inesperada, o encontro foi antecipado em 24 horas ?aparentemente para Fillon escapar de maior atenção da mídia.

O candidato conservador, de 63 anos, foi posto sob investigação formal sob suspeita de desviar recursos públicos e receber recursos sem declarar, entre outras denúncias, de acordo com uma fonte do Judiciário. Seus advogados não estavam disponíveis de imediato para comentar, e não houve qualquer declaração por ora do próprio candidato.

Anteriormente considerado franco favorito para chegar à Presidência, Fillon viu seu nome despencar nas pesquisas de intenção de voto sob os impactos do escândalo, conhecido como ?Penelope-gate?.

A maioria das pesquisas o coloca em terceiro lugar no primeiro turno, em 23 de abril, portanto fora da votação decisiva de 7 de maio. Segundo os levantamentos, o segundo turno seria disputado pelo centrista Emmanuel Macron, um candidato independente, contra a líder de extrema-direita Marine Le Pen, com possível vitória de Macron. Conheça os candidatos à Presidência da França