Cotidiano

Cadê a fila? Parques temáticos tentam acabar com elas

65859069_This undated photo made available by Universal Orlando Resort shows the new Race Throug (1).jpgORLANDO ? Filas virtuais são a mais recente evolução entre os esforços dos parques temáticos para eliminar o tempo de espera para as atrações. Ou, se a espera for um mal necessário, para melhorar a experiência de quem tem que passar um tempo esperando. A nova atração do Universal Orlando Resort, “Race Through New York Starring Jimmy Fallon”, que será inaugurado em 6 de abril, vai substituir o tradicional tempo de de espera em “fila indiana” por um lounge com sofás onde se ouve música no estilo quarteto de barbearia (vocal à capela) até a hora de entrar na atração. O brinquedo promete um passeio acelerado pelas ruas de Nova York passando pelos principais ícones da cidade.

Com o conceito de filas virtuais, a Universal pretende dar aos visitantes opções mais interessantes para explorar o parque ou assistir a atrações ao vivo em vez de se entediarem olhando para as costas de outra pessoa a centímetros de distância enquanto se avança passo a passo para a entrada d eum brinquedo.

– É um tipo de experimentação científica para todos nós – disse Jason Surrell, diretor criativo da Universal, sobre as esperas ‘com menos filas’ (ou ‘queue-less’, em inglês). Já sabemos por anos que esperar na fila é uma das maiores insatisfações de nossos visitantes.

unnamed (6).jpgO complexo Universal também está experimentando o conceito em outra atração. A partir de 25 de maio, quando o parque aquático Volcano Bay abrir suas portas em Orlando, visitantes usarão pulseiras que vão alertá-los sobre a hora de entrar nos brinquedos.

– Acho que isso representa o futuro do que vamos fazer em termos de entretenimento temático – disse Surrell – Eu costumo brincar que este é o primeiro passo em uma jornada que deverá nos levar a uma geração que sequer saberá o que terá sido uma fila de parque temático. Será como: “O que você quer dizer com esperar na fila? O que é isso, vovô?”

Dos passes expressos às pulseiras eletrônicas

Quase duas décadas atrás, esses esforços para melhorar as experiências em tempo de espera para as atrações foram concentrados em elaborados projetos de “pré-shows” que seguiam uma narrativa, como a fila de The Amazing Adventures of Spider-Man, que segue pelos bastidores de uma bem detalhada redação de jornal, o “Daily Bugle”.

Poucos anos depois, vieram os sistemas de FastPass e Express Pass nos parques Disney e Universal, respectivamente, em que as pessoas reservam horário para entrar no brinquedo. Mas estas reservas precisam ser feitas com antecedência, na maioria das vezes, e os visitantes só podem fazê-las em três atrações por dia.

Com essas duas novas atrações, a Universal estende o conceito da fila virtual enquanto oferece entretenimento durante a espera a todos os visitantes no parque, não apenas quem se planeja com antecedência.

– Todos estão tentanto fazer isso, trabalhando não apenas nos brinquedos, mas em como colocar o visitante dentro do brinquedo – disse Dennis Speigel, que lidera a empresa de consultoria de parques temáticos, International Theme Park Services – Universal está na dianteira agora.

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A atração dedicada ao apresentador de TV Jimmy Fallon e o parque aquático têm diferentes abordagens de filas virtuais.

Na atração Jimmy Fallon, que abre no mês que vem, os visitantes vão entrar em uma área feita para parecer o lobby de um prédio do Rockefeller Center em Nova York. Em vez de eles estarem em fila, eles poderão explorar o ambiante para olahr as fotos e memorabilia de anfitriões do “Tonight Show” do passado e presente, observar clipes de TV com Steve Allen, Jack Paar, Johnny Carson, Jay Leno e o próprio Jimmy Fallon. Em um lance de escadas acima haverá um lounge com sofás meia dúzia de consoles com painés touch screen exibindo vídeod de “Tonight Show” e um palco. Os visitantes poderão circular por ali, carregar seus telefones ou conversar enquanto esperam. Eles também poderão dançar ou tirar fotos com um ator vestido como Hashtag the Panda – um personagem do show de Jimmy Fallon – ou ouvir uma performance de “The Ragtime Gals”, uma encarnação de um quarteto de barbearia que também é uma marca do programa de TV.

Os visitante serão avisados de que será a sua vez de ir ao brinquedo seja por uma mensagem para o app do celular ou de uma forma mais antiquada de esquema coordenado de cores. Esses visitantes que não tiverem o app ganharam um bilhete colorido e quando for a verz deles, as luzes na área de espera vão piscar com a cor e os cantores vão anúnciar a cor da vez.

unnamed (2).jpgO Universal Orlando Resort não divulgou detalhes sobre como as filas virtuais vão funcionar no Volcano Bay, além de dizer que uma pulseira chamada “TapuTapu” será distribuída aos visitantes. E as palavras “Ride now” vão piscar quando for a hora de entrarem em uma determinada atração.

Para Speigel, tecnologia e nossa crescente impaciência na espera estão direcionando essas mudanças rumo às filas virtuais.

A proliferação de aplicativos para telefones celulares, junto ao desenvolvimento de pulseiras eletrônicas, que emitem sinais de rádio, introduzidas pela Disney e capazes de detectar movimento, fizeram as filas virtuais tecnicamente possíveis. E a impaciência crescente do público as fez culturalmente imperativas.

– Ninguém quer ficar em filas. Queremos ser os primeiros – disse Speigel – É apenas a forma como a socidade está evoluindo.