Cascavel Duzentas e trinta e três famílias que ocupam ilegalmente áreas do Jardim Gramado devem ser cadastradas até às 17h30 de hoje em uma estrutura montada na sede da Ação Comunitária. O objetivo é encaminhar as pessoas que residem no local aos projetos de habitação de Cascavel para que, respeitando a demanda já existente, possam ser atendidas e sair da ilegalidade.
Conforme o secretário de Ação Social, José Carlos Costa, todos os moradores vão passar por um levantamento socioeconômico e, assim, definir quais famílias terão prioridade no processo levando em conta a situação de risco de cada uma. Todas serão cadastradas, mas pelo menos as 150 [famílias] que estão na lista das desapropriações divulgada nesta semana precisam passar por esse processo. Sem isso, podem ficar de fora de uma ação que está em julgamento por conta das invasões que ocorreram no local ao longo dos anos, explica Costa.
A desapropriação a que Costa se refere foi determinada na segunda-feira, dia 21, pela 2ª Vara da Justiça em Cascavel, que pede a reintegração de posse total na área do Jardim Gramado. A decisão acatou o que já havia sido estabelecido pelo Tribunal de Justiça do Paraná ainda em fevereiro. Dessa forma, as famílias que permanecem no local terão 15 dias para desocupar o terreno que pertence à empresa Transcontinental Empreendimentos Imobiliários Ltda.
José Cesar Messias, que está desempregado, é um dos moradores que não possuem nenhuma documentação do imóvel onde mora. Segundo ele, a ordem de reintegração de posse preocupa. Moro com meu filho há quatro anos no Jardim Gramado. Construí um barraco para nós e agora, infelizmente, vou ter que sair. Não tenho para onde ir e muito menos condições de pagar aluguel, lamenta José.
Documentação
Para realizar o cadastro, as famílias precisam levar RG, CPF, comprovante de residência (se houver) e comprovante de matrícula dos filhos na escola. Caso o morador não tenha nenhum documento que comprove que é proprietário ou locatário do terreno ou moradia, uma declaração será assinada no local. A sede da Ação Comunitária fica ao lado da Defesa Civil de Cascavel, no bairro Pacaembu.