Cotidiano

Caçambas chegam ao Santa Cruz e luta contra o mosquito continua

Caçambas chegam ao Santa Cruz  e luta contra o mosquito continua

A verdadeira luta contra a eliminação dos criadouros e do mosquito Aedes aegypti continua em toda a cidade e mais uma ação inicia nesta quarta-feira (29). O Bairro Santa Cruz vai receber as caçambas para que a comunidade possa eliminar pequenos entulhos que acumulam água, já que a cidade está com alto risco de infestação e já tem 32 casos confirmados da doença e um de chikungunya.

A ação está sendo realizada pela a Secretaria Municipal de Saúde e leva aos bairros caçambas para que a população possa destinar o lixo de pequeno volume, àquele que fica acumulado no quintal de casa e pode ser um foco de proliferação do mosquito. Até agora, foram recolhidas mais de 102 toneladas de lixo em atividades nos bairros Santo Onofre, Esmeralda, Interlagos e 14 de Novembro.
Nesta quarta-feira (29), as equipes começam a instalação de 12 caçambas de lixo em diversos pontos do bairro Santa Cruz, trabalho que vai durar o dia todo. Paralelo a isso, os agentes de endemias vão passar nas casas avisando a comunidade sobre essa alternativa disponibilizada gratuitamente e o que pode e o que não pode ser descartado. Já a partir de quinta-feira (30) até segunda-feira (3), a população poderá utilizar as caçambas para o descarte.
Durante esses dias, os agentes de endemias também farão vistorias e orientações, bem como notificação dos moradores em mais de 2,8 mil residências. O foco é na eliminação do mosquito e os agentes irão reforçar o pedido de que é preciso intensificar os cuidados neste período de chuva e calor, pedindo aos moradores que façam o dever de casa, com a faxina semanal, eliminando tudo que possa acumular água. O Bairro Alto Alegre, também na região Oeste de Cascavel, será o próximo a receber a ação.
Pode ser colocado nas caçambas os baldes, pequenos potes, latões, vasos e lixo de pequeno volume. Não podem ser colocados restos de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, sofá, geladeira, restos de construção civil e material volumoso. Para volumosos, a população deve acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. O objetivo é realizar uma destinação correta e evitar que os materiais sejam descartados nas ruas, em áreas de proteção e outros ambientes.
Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383 ou pelo o whats 99146-1501. Atualmente, a espera é de cerca de 30 dias.

Foto: Secom

Locais das caçambas:

1- Rua Aimorés X Rua Kayabis
2- Rua Txikaos X Rua Carijós
3- Rua Itaguatiaras X Rua Kamaças
4- Rua Kamayuras X Rua Tinguis
5- Rua Kamaças X Rua Tupinambás
6- Rua Tupis X Rua Guaranis
7- Rua Tupis X Rua Txikaos
8- Rua Tupis X Rua Nhambiquaras
9- Rua Carajás X Rua Kamaças
10- Rua Maxakalis X Rua Xingu
11- Rua Xingu X Avenida Xavantes
12 -Rua Kamayuras X Rua Xingu