Na região oeste de Cascavel, na esquina das Ruas Mawes e Carijós, no Jardim Santo Onofre, uma “cratera” está aberta no asfalto causando medo e insegurança na população que teme um acidente. “Aqui tem um buraco, tá muito perigoso, além de sair um mau cheiro que não da pra aguentar, precisamos de uma resposta urgente”, relatou o morador Rafael Aparecido que reside a poucos metros do local.
Solange Puerari, que mora há 22 anos no bairro, conta que é impossível ter um começo de noite tranquilo devido ao mau cheiro forte todos os dias. “Esse buraco é terrível, fede muito, não dá pra aguentar, principalmente no fim da tarde”.
Solange ainda relata sobre as medidas que deveriam ter sido tomadas. “A gente fala com a Sanepar, eles jogam para a Prefeitura, falamos com eles e mandam falar com a Sanepar. E nesse vai e vem a gente fica assim com esse buraco aberto e fedido. Tentaram arrumar, mas na primeira chuva já desabou”.
Placas e galhos
O marido de Solange e seu filho colocaram placas e galhos para tentar evitar algum desastre, pois no local há somente dois cavaletes deixados pela Prefeitura. “Tivemos que por essa sinalização, se não arrumam a gente pelo menos tenta evitar um acidente” diz.
A cabeleireira Kátia Gonçalves contou que quase se acidentou. “Um dia tava passando de moto, não vi o buraco e por pouco não cai, outro dia um carro ficou com a roda presa. Além de fedido esse buraco pode causar um grave acidente”.
Respostas
Segundo a Sesop (Secretaria de Obras Públicas) uma equipe será encaminhada ao local para vistoria já na próxima segunda-feira. Uma das possibilidades do mau cheiro, conforme o Departamento de Engenharia, pode ser o descarte incorreto de esgoto domiciliar na galeria pluvial.
A Sanepar se pronunciou por meio de nota. “Deslocamos um fiscal para o endereço e foi constatado que é uma galeria de água pluvial (recebe água da chuva), de responsabilidade da prefeitura”.
A engenharia da Sesop informa que se constatado esgoto irregular no local a Sanepar será notificada para localizar o autor do problema.