Cotidiano

Brasil é o quarto em número de voluntários da ONU

BRASÍLIA – O Brasil é o quarto país com maior número de voluntários no programa online da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolve 180 Estados. No ano passado, 700 brasileiros inscreveram-se para atividades virtuais e em campo. Projetando um avanço nos próximos anos, a ONU escolheu o Brasil como sede do lançamento mundial do novo portal de voluntariado, que ocorre nesta sexta em Brasília.

– Os brasileiros podem não perceber, mas são exemplo de solidariedade para o mundo – afirma Richard Dictus, coordenador-executivo do programa das Nações Unidas para o voluntariado, e completa:

– A ONU não é só sobre catástrofes. Também ajudamos países a reduzir a pobreza, levamos crianças à escola, garantimos saúde. Estamos falando em pessoas aptas a fazer o mundo um lugar melhor.

O holandês se diz ansioso para a Olimpíada do Rio, especialmente pelo alto número de voluntários nos Jogos: mais de 50 mil. Ele diz que a marca dos brasileiros no VNU costuma ser o entrosamento e o “coração grande”.

– O que mais me chama atenção é o coração grande dos brasileiros. Além disso, eles trabalham muito bem juntos e conseguem se comunicar de todos os jeitos possíveis.

Uma grande fatia dos voluntários vem de países emergentes. Cerca de 70% deles ajudam em outras nações, durante um período de seis meses a um ano, por meio de mais de cem categorias profissionais. Em 2015, um em cada cinco voluntários permaneceu na ONU. Para fazer o cadastro, é necessário ter a partir de 25 anos e falar inglês, francês ou espanhol, os três idiomas oficiais da ONU. Em casos de viagens internacionais, há ajuda de custo mensal. No ano passado, a média de idade dos voluntários brasileiros era de 37 anos para trabalhos em campo. No auxílio online, a média cai para 31 anos.

O programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) faz o meio de campo entre o voluntário e organizações sociais que precisam de ajuda. O trabalho é amplo: vai de eleições à manutenção da paz; auxílio em situações de emergência ao ensino; cidade ao campo. O VNU foi criado em 1970 na Assembleia Geral da ONU e chegou ao Brasil em 1998.

Com o novo portal, a ONU passa a incorporar ao programa de voluntários os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, anunciados em setembro do ano passado em Nova York, na sede das Nações Unidas. Os objetivos, que envolvem cada direito fundamental de bem-estar humano, devem ser implementados por todos os Estados do globo até 2030, e tratam por exemplo de acabar com a pobreza e a fome, além de universalizar saneamento básico e energia elétrica.

Para os próximos anos, a Organização das Nações Unidas espera levar o portal para os celulares, e popularizar ainda mais o serviço – principalmente o voluntariado online. Para isso, foi feita uma parceria com a Samsung no Brasil.

Hélvio Kanamaru, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina, conta que há planos para o portal integrar-se ao sistema Android. No primeiro ano, funcionários da empresa que fazem trabalhos voluntários testarão o novo site, lançado mundialmente hoje em Brasília. A companhia também dará suporte a organizações sociais que desejam cadastrar-se no banco de dados do VNU.