RIO – Se os tempos no Brasil e diversos países no mundo são de crise e recessão, a Porsche, montadora alemã de carros de luxo, não tem do que reclamar. E muito menos seus 21 mil empregados na Alemanha. O ano de 2016 foi o melhor da história da fabricante. Com isso, a empresa pagará um bônus de até ? 9.111 a seus funcionários – valor equivalente a R$ 30 mil, segundo comunicado oficial da empresa.
A bonificação será paga a todos empregados, de engenheiros e técnicos a ajudantes de limpeza e atendentes de cantinas das unidades da montadora. O valor do bônus não depende do cargo do funcionário, mas é ajustado de acordo com a carga horária e o tempo de casa. O valor é uma referência a um dos modelos mais clássicos da história automobilística, o Porsche 911.
Em 2016, a produção da Porsche aumentou 6% em relação a 2015, chegando à marca de 237.778 carros. A empresa fechou o ano com um lucro de ? 22,3 bilhões. A Porsche anunciou em seu site oficial que o bônus de luxo pago aos funcionários é uma forma de “retribuir os resutados positivos e o ótimo desempenho da equipe no ano de trabalho”.