Nos últimos anos a defesa da causa animal ganhou amplitude e força, mas ainda há muito trabalho a fazer. Diversas políticas públicas foram debatidas e aprovadas, e serviços foram planejados e implantados a partir de 2017. Dentre as questões que merecem atenção na área de bem-estar animal estão as castrações de animais em situação de vulnerabilidade, acesso a ração para cães e gatos que são tutelados por famílias em situação de hipossuficiência, e atendimentos veterinários de urgência e emergência para animais de rua, etc.
Ainda, é preciso mencionar que as ONGs e protetores de Cascavel estão em situação financeira delicada. Endividados, relatam problemas de saúde relacionados ao estresse causado pelos constantes desafios envolvendo suas lutas diárias pelos animais.
E em virtude destes problemas, a Comissão decidiu convocar audiência para ouvir a população, suas principais demandas e reivindicações, e em conjunto com autoridades e representantes de classes e convidados, buscar soluções, seja no âmbito da elaboração de políticas públicas, e/ou na esfera de execução delas.
A Comissão de Proteção e Direito dos Animais é composta pelos vereadores Serginho Ribeiro/PDT (Presidente), Cleverson Sibulski/SD (Secretário) e Beth Leal/REP (Membro).
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMC