últimas MOGADÍSCIO – Uma bomba detonada por um motorista suicida de um caminhão atingiu a entrada do maior porto da Somália neste domingo, matando ao menos 29 pessoas, disse a polícia, em um ataque cuja autoria foi assumida por militantes islamistas do grupo al Shabaab.
Os combatentes afirmaram que estavam tentando perturbar as prolongadas eleições parlamentares ? parte dos esforços para reconstruir a nação dividida após décadas de guerra. A votação de três meses deve se encerrar em 29 de dezembro.
Tiros foram ouvidos após a explosão no porto de Mogadíscio, disse o trabalhador Mohamed Hussein à “Reuters”. Outros dois disseram que o trabalho foi interrompido no local e funcionários foram enviados para casa.
Os corpos de vítimas permaneciam espalhados fora do terminal da capital do país em uma rua coberta de escombros de lojas danificadas.
– Ao menos 29 civis morreram e outros 50 foram feridos pela explosão. Acreditamos que foi uma bomba de um motorista de caminhão suicida – disse o coronel Abdikadir Farah.
O porta-voz das operações militares do al Shabaab, Sheikh Abdiasis Abu Musab, informou que a explosão tinha como alvo funcionários da polícia estacionados perto do porto.