Cotidiano

Assad acusa EUA de agressão flagrante por ataque contra soldados

TOPSHOT-SYRIA-CONFLICTDAMASCO ? O presidente sírio, Bashar al-Assad, classificou nesta segunda-feira o ataque da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra suas forças em Deir Ezzor, no Leste da Síria, como uma ?agressão flagrante americana?. O bombardeio no sábado deixou 62 soldados sírios mortos, segundo a Rússia e o governo sírio. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) elevou o número de mortos para 90.

? Cada vez que o Estado sírio avança em terra no processo de reconciliação nacional, os Estados que nos são hostis e aumentam seu apoio às organizações terroristas. O último exemplo é a agressão flagrante americana a uma posição do Exército sírio em Deir Ezzor, em benefício do grupo terrorista Daesh (acrônimo em árabe do grupo extremista Estado Islâmico) ? destacou.

O ataque levou a uma guerra diplomática, com a Rússia acusando os Estados Unidos de violarem o acordo de cessar-fogo negociado entre as duas ações.

Logo após o bombardeio, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu em Nova York a portas fechadas para discutir o assunto, mas sem resultados.