RIO- Antropólogos japoneses estão intrigados com uma descoberta recente em Okinawa, no sul do país. Durante escavações nas ruínas do castelo Katsuren, os pesquisadores encontraram quatro moedas romanas que podem datar dos séculos III ou IV depois de Cristo. história
Após análises de raio-x, foi possível visualizar a imagem do imperador Constantino I em algumas moedas encontradas no castelo que existiu entre os séculos XII e XV. Além das quatro moedas do Impédio Romano, os pesquisadores, que começaram as escavações em 2013, também encontraram outras seis moedas do final do século XVII, época do Império Otomano.
Durante o anúncio das descobertas, o Conselho de Educação da cidade de Uruma afirmou que a maneira como os objetos chegaram ao local ainda é uma incógnita.
” É um estranho e interessante achado. Não achamos que há uma ligação direta entre o Império Romano e o castrlo Katsuren, mas a descoberta confirma como essa região tinha relações comerciais com a Ásia”, explicou o porta-voz do Conselho de Educação local à CNN.
Quando estava em funcionamento, o Castelo era um ponto de parcerias comerciais com a china e outros países asiáticos. De acordo com as autoridades locais, após mais algumas análises as moedas serão expostas no museu de Uruma.