Cotidiano

Arábia Saudita ofereceu US$ 4 bilhões a bancos do país

RIAD – O Banco Central da Arábia Saudita ofereceu a instituições de crédito empréstimos de curto prazo no fim de junho para ajudar a atenuar restrições de recursos, de acordo com cinco fontes próximas ao assunto.

A Agência Monetária da Arábia Saudita (Sama, na sigla em inglês), como é conhecido o banco central do país, oferceu aproximadamente US$ 4 bilhões, segundo duas dessas fontes, que preferiram não se identificar por se tratar de informação sigilosa. Os empréstimos, com duração de até um ano, foram oferecidos com uma taxas reduzidas.

? Vemos esse movimento como um apoio imediato para impulsionar a liquidez no curto prazo e dar aos bancos condições de dar crédito ? disse Monica Malik, economista chefe do Abu Dhabi Commercial Bank PJSC. ? Esperamos ver outras medidas, como a possível redução na fatia de reservas exigida ou o aumento do limite máximo da relação entre o valor empréstimo e do depósito nos próximos dias.

Os bancos na Arábia Saudita estão enfrentando um aperto de caixa num momento em que o governo vem sacando recursos e vendendo moeda local para financiar o déficit do orçamento. A Sama já tomou medidas para tentar atenuar as pressões sobre a liquidez, permitindo aos bancos emprestar o equivalente a 90% de seus depósitos, acima do limite anterior de 85%. O banco central não comentou.

A taxa interbancária (usada nas operações de empréstimos entre os bancos) subiu para 2,24%, cheganso ao mais alto patamar desde 2009, de acordo com números compilados pela Bloomberg. A taxa subiu 9 pontos base no fim de maio, enquanto o preço do barril de petróleo do tipo Brent caiu 15%.