Cotidiano

Após ser depredada, estátua de Noel Rosa passa por restauração

RIO — Quem passa pela Vila com certeza já percebeu: um vazio tomou o lugar da estátua em homenagem ao compositor e sambista Noel Rosa, no início do Boulevard Vinte e Oito de Setembro. No local, há apenas uma placa da prefeitura informando que o monumento está em restauração.

A estátua foi vítima de vandalismo no último mês de dezembro. Primeiro, sofreu pichações. Depois, o pé direito e o braço esquerdo de Noel foram arrancados. Além do braço esquerdo do garçom.

Inaugurado em 1996, o monumento faz referência ao clássico “Conversa de Botequim”, uma das mais emblemáticas canções do Poeta da Vila. Na cena retratada, Noel está sentado em uma cadeira ao lado de uma mesa, em um bar, sendo atendido por um garçom. Há também uma cadeira vazia, idealizada para que o visitante se sente e faça uma foto.

Em nota, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, informou que removeu a estátua no dia 19 de maio.

Ainda de acordo com o órgão, o monumento em bronze será enviado para uma fundição, onde passará por restauração. Entretanto, não há data definida para o seu retorno ao local.

A Seconserva informou que o valor total dos serviços será de R$ 95 mil. Não haverá qualquer alteração em relação ao desenho original.