ANCARA – As autoridades responsáveis pela política monetária na Turquia estão fortalecendo o apoio a bancos comerciais para ajudá-los a lidar com qualquer impacto adverso sobre serviços de empréstimo após a tentativa de golpe frustrada de militares dissidentes no meio do mês passado. O Banco Central do país disse que vai fornecer liquidez ilimitada aos bancos e tomar qualquer medida necessária para apoiar a estabilidade financeira.
A autarquia cortou a quantidade de dinheiro que força as instituições a depositarem no BC, reduzindo a proporção de reserva de lira em 0,5 ponto percentual. A medida também permite aos bancos usar um montante menor de moeda estrangeira ou ouro como reservas necessárias para obrigações da divisa nacional, segundo comunicado publicado na página virtual do BC.
O banco informou nesta terça-feira que a ação vai adicionar cerca de 1,1 bilhão de liras (US$ 369 milhões) e US$ 600 milhões à liquidez, assumindo que os bancos usem o sistema opcional de reserva na mesma taxa.
A decisão terá efeito positivo, principalmente, ?se assumirmos que isso possivelmante é um indicador de outras medidas similares a vir?, afirmou Cagdas Dogan, analista bancário do BGC Partners em Istambul. A ação poderia levar a uma ?pequena? redução das taxas de empréstimo, disse Dogan.
Um índice que monitora ações bancárias na Bolsa de Valores de Istambul ampliou ganhos após o comunicado, encerrando a sessão do mercado com alta de 1,12%, ante 0,96% na medida de referência.
O BC busca finalizar um plano separado dentro de 10 dias para estender o período de reembolso para empréstimos ao consumidor e reestruturar a dívida de cartões de crédito, relatou a agência de notícias local Anadolu, citando o chefe da autarquia, Mehmet Ali Akben.