Cotidiano

33,8% são os primeiros da família a ter diploma de ensino superior

32484568_20062003 - Fabio Rossi - JB BA - Biblioteca da Casa de Cultura - A Casa de Cultura Estácio.jpgBRASÍLIA ? Um em cada três concluintes do ensino superior no Brasil em 2015 que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) seria o primeiro da família a ter um diploma universitário. E com muito esforço: 66,4% trabalhavam regularmente, sendo que praticamente a metade (48,9%) tinha jornada de pelo menos 40 horas por semana, segundo questionários aplicados aos alunos. Links Enade II

A maioria (49%) declarou dedicar de uma a três horas por semana aos estudos fora do horário das aulas, é solteira (68,9%) e branca (59,9%). A renda familiar mais comum gira entre R$ 1 mil a R$ 2,1 mil aproximadamente (para 25% dos universitário à época) e de R$ 2,1 mil a R$ 3,2 mil (para 21%).

O perfil traçado refere-se aos estudantes de 8.121 bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e afins, e nos cursos tecnológicos em gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Esse bloco de formação passou pelo Enade em 2015, aplicado a 447.056 concluintes das formações.

Do total de concluintes dos cursos analisados pelo Enade 2015, somente 13,1% frequentavam instituições gratuitas. Para 44,8%, o curso era pago por conta própria, sem nenhum tipo de auxílio. Mas 28,2% dos alunos relataram usar algum incentivo do governo federal para custear os estudos. O mais comum é o Fies (relatado por 14,5%), seguido por ProUni integral (7,3%), ProUni parcial (2,1%) e ProUni parcial combinado com Fies (1,2%). curso gratuito. Há também bolsas dadas pelas instituições, por governos estaduais ou municipais, ONGs e financiamento bancário.

Dos beneficiados por incentivos do governo federal, 44,3% seriam os primeiros da família a concluir o ensino superior, 36,3% ingressaram por meio de políticas afirmativas e 53,4% têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Os dados, na avaliação de Mariangela Abrão, coordenadora-geral de Controle de Qualidade do Ensino Superior do Inep em substituta, mostram que o público-alvo está sendo atingido:

? A política do financiamento inclui, atende o estudante que necessita e que de outra forma não teria como ter acesso ao ensino superior.