ma pessoa morreu e dez ficaram feridas após uma van atropelar pessoas perto de uma mesquita na madrugada desta segunda-feira (19) em Finsbury Park, no norte de Londres. O motorista foi contido pela população e preso pela polícia.
O incidente é tratado como "potencial ataque terrorista", afirmou a primeira-ministra britânica, Theresa May. Segundo o coordenador da polícia anti-terrorismo, Neil Basu, o incidente tem todas as características de terrorismo.
O motorista jogou o carro sobre fiéis que deixavam uma mesquita à 0h20 (horário local, 20h20 de domingo em Brasília). A polícia não divulgou sua identidade, mas informou que se trata de um homem de 48 anos que foi levado para um hospital para uma avaliação de saúde mental.
Durante o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, os fiéis jejuam do alvorecer até o anoitecer e costumam rezar até a madrugada.
A vítima que morreu é um homem, mas a polícia afirmou que ainda é cedo para dizer se a morte ocorreu devido ao atropelamento. "O ataque ocorreu quando o homem já estava recebendo primeiros socorros no local, e infelizmente o homem morreu", afirmou Basu. "Qualquer ligação causal entre sua morte e o ataque fará parte da investigação. Mas é muito cedo para dizer se a sua morte foi resultado desse ataque".
Dos dez feridos, duas pessoas foram atendidas no local com ferimentos leves e oito foram levadas a três hospitais – sendo que duas delas estão internadas em estado grave, segundo a polícia.
Todas as vítimas eram muçulmanas, segundo o coordenador a polícia anti-terrorismo. Ele disse que não há outros suspeitos nem relatos de ataque com faca, como chegou a ser reportado por alguns meios de comunicação.