Automóveis

Brasil já emplacou mais de 30 mil ‘elétricos’ em 2023

O Brasil está entre os 10 maiores mercados automotivos do mundo, com uma frota é estimada em 60 milhões de veículos e apenas 60 mil são elétricos ou híbridos

Young woman opens vehicle door of her electric car, charging it on a public charging station
Young woman opens vehicle door of her electric car, charging it on a public charging station

A mobilidade elétrica está conquistando uma promissora fatia no mercado automotivo brasileiro. Nunca houve uma demanda tão expressiva por veículos impulsionados pela eletricidade como nos últimos anos e a expectativa é de que, até 2035, pelo menos 60% dos automóveis recém-adquiridos no país serão movidos por essa fonte de energia.

Para entender um pouco mais deste crescente mercado, a LeasePlan/ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, elaborou um e-book com foco nesse universo inovador e, a seguir, abordaremos alguns pontos importantes deste material, mostrando projeções e tendências.

Brasil e os VEs

O Brasil está entre os 10 maiores mercados automotivos do mundo. A frota nacional é estimada em quase 60 milhões de veículos e apenas 60 mil são elétricos ou híbridos – pouco mais de 1% do número total. A soma inclui tanto veículos de passeio quanto caminhões e ônibus.

O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve um semestre recorde, com 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023, representando um aumento de 58% em relação a 2022. Em junho, houve 6.225 emplacamentos, indicando uma possível superação da previsão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de 70 mil emplacamentos até o final do ano. A frota total atingiu 158.678 unidades. Dentre as tecnologias disponíveis no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, foram os elétricos plug-in (PHEV) que apresentaram o maior crescimento nos últimos 12 meses. No primeiro semestre de 2023, o mercado brasileiro vendeu 11.475 veículos PHEV, o que representa um aumento expressivo de 206% sobre o mesmo período de 2022 (3.751).

Incentivo

O governo brasileiro oferece incentivos fiscais para a compra de VEs, como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Apesar do crescimento, há desafios a superar, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, políticas públicas mais consistentes e a conscientização sobre os benefícios da mobilidade elétrica.

Infraestrutura

O Brasil atualmente conta com mais de 3 mil eletropostos de recarga, um aumento de 10,2% em relação a dezembro de 2022. Empresas como Audi, Porsche e Raízen (licenciada da Shell) estão investindo R$ 24 milhões para instalar 20 carregadores rápidos (150 kW) em postos Shell até março de 2024. Os carregadores proporcionam de 0% a 80% de carga em 30 minutos, e os clientes poderão agendar e pagar pela recarga de forma digital por meio de um aplicativo. A maioria dessas estações de recarga se encontra em São Paulo, indicando o papel crucial do estado na promoção da mobilidade elétrica.

A indústria automotiva elétrica nos mostra cada vez mais que estamos diante de uma transformação significativa para esse novo cenário. Ao adotar a eletromobilidade, não apenas estamos reduzindo emissões e impactos ambientais, mas também contribuindo para a criação de um mundo mais consciente e responsável. Cada quilômetro percorrido em um veículo elétrico é um passo em direção a um futuro mais limpo e sustentável.

Vendas eletrificas no 1º semestre

HEV flex – 38% (12.317)

HEV a gasolina – 14,5% (4.670);

PHEV – 35,5% (11.475)

BEV – 12% (3.777)

Crédito: Divulgação