Cascavel – O papel, a força e a importância do agronegócio brasileiro foram os destaques do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, durante o lançamento oficial do 35º Show Rural. Mais de 850 pessoas participaram da cerimônia quinta à noite na associação atlética da cooperativa e que reuniu autoridades, líderes dos mais diferentes setores produtivos, cooperados e imprensa. O evento comemorou também o aniversário de 52 anos da Coopavel, que com 7 mil cooperados e 7,3 mil colaboradores é uma das 15 maiores cooperativas agroindustriais do País.
A produtividade do agronegócio brasileiro cresceu 440% nos últimos 32 anos, média de 5,4% ao ano. Nesse mesmo período, o tamanho da área plantada avançou apenas 104%, o que demonstra a importância da tecnologia nos cultivos. “Nós, os produtores rurais, doamos 20% do nosso patrimônio ao meio ambiente. Nenhum outro país do mundo faz nada parecido. Por isso, nossos agricultores precisam ser respeitados e receber o devido valor”, ressaltou o presidente da Coopavel.
Mais de 60% do território nacional está preservado, muito diferente da realidade do resto do mundo. O Show Rural Coopavel como um disseminador de tecnologias que, além de aumentar a produtividade, insere conceitos inovadores no campo. “E o caminho do futuro está dado: o Brasil vai se tornar o maior produtor de alimentos sem que uma única árvore da Amazônia precise ser derrubada”, disse.
“O Show Rural Coopavel é um orgulho a todos os cascavelenses. Uma mostra do trabalho dedicado de uma cooperativa, de seus produtores e colaboradores, que quer o melhor para a região e para o seu País. Parabéns Coopavel e sucesso à 35ª edição do Show Rural”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos. O presidente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, falou de parceria do PTI com a Coopavel e outros atores de inovação que criaram, em fevereiro de 2022, o Espaço Impulso. “Estamos muito felizes de participar de um hub tão inovador e que contribuirá para avanços ao agro nacional”.
Novidades
O tema do Show Rural Coopavel de 2023 será A origem de tudo, fazendo menção ao agronegócio, e tudo o que produz, como a fonte para os mais diversos produtos consumidos por cadeias econômicas imprescindíveis às pessoas e à economia. Também foi apresentado o filme de divulgação do evento que circulará o planeta. Por sua vez, o coordenador geral do evento, Rogério Rizzardi, falou de algumas novidades que virão em fevereiro.
Além da construção e melhorias de espaços físicos, entre elas do pavilhão que abrigará o Show Rural Digital, a mostra de tecnologia contará com 600 empresas expositoras, dessas 25% são multinacionais. Outra característica forte será a consolidação da presença de empresas de energias renováveis e também a participação de pelo menos 15 expositores ligados ao segmento de bioinsumos. “Estamos trabalhando para fazer desta a melhor das edições já realizadas”, conforme Rizzardi.
Celebração
Diretores, cooperados, colaboradores e convidados participaram de uma missa em ação de graças para marcar os 52 anos de fundação da Coopavel. A celebração eucarística, realizada no salão social da Associação Atlética Coopavel, foi comandada pelo padre Odair Marques, da paróquia de Três Barras do Paraná. “Alicerçada em princípios reconhecidos e admirados no mundo todo, a Coopavel é um orgulho aos seus cooperados, colaboradores e aos municípios nos quais ela atua”, observou o padre Odair.
Crédito: Assessoria