Santa Tereza do Oeste – O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) lança nesta quinta-feira (26) a cultivar de feijão carioca IPR Sabiá, em dia de campo para técnicos e produtores no Polo de Pesquisas de Santa Tereza do Oeste. O evento tem início às 13h.
Indicada para cultivo também nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, IPR Sabiá é uma das cultivares mais produtivas atualmente disponíveis no mercado – seu rendimento pode superar a marca de 4,5 toneladas por hectare, segundo a melhorista Vania Moda Cirino.
A nova cultivar tem ciclo médio – fica pronta para colheita em 87 dias – e ainda se destaca pelo bom desempenho frente às principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto e a inserção alta das primeiras vagens, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita.
Já na perspectiva do consumidor, IPR Sabiá foi desenvolvida para cozimento rápido – cerca de 20 minutos, apenas -, caldo espesso e saboroso. No aspecto nutricional, são grãos com alto teor de proteína, ferro e zinco, conclui a pesquisadora.