Levar cultura, música e informação para estudantes, esta é a proposta das palestras musicais do projeto Cascavel Jazz – Música Instrumental Cascavelense, que está sendo realizado neste mês de dezembro, em colégios estaduais da cidade. Além do workshop sobre o processo de composição e gravação de músicas instrumentais, adolescentes, crianças, educadores e funcionários, também recebem, de forma gratuita, um CD da gravação de composições de artistas locais.
“Essas palestras fazem parte da contrapartida social do projeto do registro fonográfico de música instrumental autoral que foi realizado esse ano com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de divulgar e valorizar a música instrumental brasileira, repassando um pouco sobre o processo de gravar em estúdio, também como os compositores criam suas obras de arte e quais são alguns dos estilos existentes atualmente no cenário brasileiro. Queremos que nossos estudantes aprendam desde cedo a apreciar boas melodias e também queremos despertar neles o interesse pela área cultural”, afirma o idealizador do projeto William Fischer.
As palestras musicais estão sendo realizadas pelos músicos Luciano Veronese e Paulo Draga, que repassam aos alunos informações sobre o ponto de vista técnico de todo o processo de musicalização. Os trabalhos já foram realizados no Colégio Wilson Joffre e no Colégio Brasmadeira. Amanhã (09) as atividades serão realizadas no Colégio Padre Carmelo Perrone, no bairro Alto Alegre, a partir das 08h30.
As palestras musicais estão sendo realizadas pelos compositores e músicos Luciano Veronese e Paulo Drage, que fizeram parte da gravação do CD e repassam aos alunos informações sobre o ponto vista técnico de todo o processo de gravação dessas músicas e, também, como os grupos trabalharam isso em estúdio. As palestras já foram realizadas no Colégio Wilson Joffre e no Colégio Brasmadeira. Na próxima sexta-feira (9) as atividades serão realizadas no Colégio Padre Carmelo Perrone, no bairro Alto Alegre, a partir das 08h30. Além da participação dos alunos , professores e funcionários do colégio, a comunidade também pode prestigiar os trabalhos.
“É uma alegria e um prazer poder levar a música e todo o seu poder transformador para estes estudantes. Estamos tendo uma boa receptividade do projeto e isso prova que a carência de música e cultura nas instituições é uma realidade. O projeto é de extrema importância para preencher esse espaço com música, informação e cultura, explica o músico Luciano Veronese.
O CD distribuído durante as palestras foi lançado durante a última edição do festival Cascavel Jazz, realizado entre o final de setembro e começo de outubro. Oito grupos gravaram suas composições instrumentais. “Este trabalho é um registro fonográfico das músicas de alguns dos melhores artistas e compositores locais. Foram selecionados oito grupos e, destes, cada um gravou duas composições. Esta gravação é um projeto inédito, que veio com a proposta de promover o intercâmbio e a integração entre os artistas da música instrumental”, conclui William.
O projeto Cascavel Jazz – Música Instrumental Cascavelense tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Transportadora Pra Frente Brasil, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Crédito: Divulgação