No quinto Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (21), o Instituto Água e Terra (IAT) informa que três pontos do litoral do Estado passaram da condição imprópria a própria para banho e prática de esportes aquáticos.
O documento aponta 42 pontos com boas condições e oito impróprios no Litoral, dos 50 locais monitorados. Também são analisadas amostras de água de 16 pontos das praias de água doce nas Costas Norte e Oeste, totalizando 66.
O IAT analisa a qualidade da água há cerca de 30 anos para informar a população sobre as condições de banho na alta temporada de verão, período de maior fluxo de turistas e veranistas.
“Os locais impróprios são sinalizados com bandeiras vermelhas para demonstrar que existe o risco de contrair doenças ao se utilizar da água para natação e mergulho”, explica a bióloga Christine da Fonseca Xavier, chefe de Divisão de Monitoramento do IAT.
O Boletim também indica os 10 pontos de foz dos rios que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas. O contato com a água nesses locais pode acarretar risco à saúde humana, tais como otites, gastrenterites, dermatites, entre outros.
Os três pontos que passaram de impróprios para próprios nesta semana são: em frente ao posto policial na Praia de Encantadas da Ilha do Mel; na altura da Rua Alvorada, na praia Brava de Caiobá; e o Balneário Flamingo, em Matinhos.
BALNEABILIDADE – A análise laboratorial é feita de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, em que as áreas balneáveis são classificadas como próprias ou impróprias.
Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.
IMPRÓPRIOS – Ao todo, são nove pontos considerados impróprios, dos 66 monitorados pelo IAT. Seguem impróprios para banho em Matinhos os locais à esquerda do morro da Praia Central; na altura da Rua Londrina e da Rua Jacarezinho, na praia Brava.
Em Guaratuba, não é indicado nadar na altura da Rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras; e à esquerda da Rua Ponta Grossa.
Estão impróprias as águas a direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; e Ponta da Pita em Antonina/Morretes.
O quinto Boletim indica, ainda, que a Praia de São Miguel do Iguaçu, na Costa Oeste, também apresenta qualidade imprópria para banho.
(AEN)