Visitar o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e não voltar para casa com pelo menos uma fotografia é quase impossível diante das belezas da Unidade de Conservação (UC), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Mas indo além dos registros apressados dos turistas, uma exposição fotográfica no parque tem destacado a riqueza da Mata Atlântica que abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. Veja, abaixo, algumas das fotos expostas.
A mostra “Belezas do Parque” conta com 41 fotografias feitas pela equipe de 20 fotógrafos da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., empresa responsável pela administração do lugar.
Registro com longa exposição dá ideia de desenho em foto das Cataratas do Iguaçu — Foto: Nilmar Fernando/Cataratas S.A.
Os profissionais que participam da exposição são responsáveis por fotografar momentos únicos dos visitantes brasileiros e estrangeiros nas Cataratas. Registros que são, frequentemente, com muita água diante dos olhos e das lentes.
Entretanto, para a exposição, o foco e os cliques se voltaram especialmente para a fauna, a flora e natureza da unidade.
“Pessoal começou a marcar para fotografar depois do horário comercial, que pega o pôr do sol, tem muita imagem de pôr do sol bonita. Alguns grupos vieram na primeira hora da manhã, onde os animais saem para se alimentar, ficam mais ativos. Quando têm turistas na trilha, esses animais se escondem um pouco mais. Então teve um empenho muito grande por parte dos fotógrafos”, contou o curador e supervisor da exposição, Nilton Rolin.
A iniciativa começou com um concurso interno de fotografia na concessionária, com duração de três meses para captação das imagens.
Segundo Rolin, após o resultado ser ainda melhor do que o esperado, a direção aceitou a ideia de expor o material no Centro de Visitantes da Unidade de Conservação.
“Essa exposição contempla a beleza da nossa Mata Atlântica, fauna e tudo mais, muito bem representado nessas imagens.”
Ave foi registrada com quedas d’água ao fundo, em Foz do Iguaçu — Foto: Nilmar Fernando/Cataratas S.A.
Fotografias
Nilmar Fernando trabalha como fotógrafo no parque há mais de 10 anos. Ele teve sete imagens selecionadas para a exposição.
Segundo o profissional, as Cataratas são como uma segunda casa para ele.
“Sempre que possível, costumo ficar no pôr do sol fotografando porque o parque se transforma depois que os turistas vão embora. Nós possuímos um dos pores de sol mais lindos do Brasil, senão do mundo. Poder eternizar esses momentos me enche de alegria, é como se fosse uma terapia, a qual sempre estou em busca da foto perfeita”, contou.
Pôr do sol foi fotografado nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu — Foto: Ana Paula Ferreira/Cataratas S.A.
Já a fotógrafa Ana Paula Ferreira, que trabalha na área há sete anos, explicou que se sente honrada em poder registrar a emoção das pessoas ao sentirem a energia das águas no parque.
Entretanto, disse que se surpreendeu com o resultado dos registros que fez apenas da natureza, pois nunca tinha fotografado no horário do pôr do sol no parque.
Com a foto acima, ela ganhou o 1º lugar do concurso fotográfico do PNI na categoria natureza.
“Foi uma experiência única. […] Estava acostumada a tirar só fotos de dia, dos turistas ali na frente das principais quedas. Aí ir lá, sair a rotina e registrar coisas totalmente diferentes, foi muito bom. A luz do sol nas águas, entre 18h30 e 19h, é divina. É um dos melhores pores de sol que vi na vida. O sol se pondo reflete na água, dando aqueles reflexos bonitos que tem a foto,” contou.
Passarela do Parque Nacional do Iguaçu vazia após fechamento da unidade para visitantes — Foto: Lucas Demetrio/ Cataratas S.A
Quati se molha com água das Cataratas do Iguaçu — Foto: Lucas Demetrio/Cataratas S.A.
Cataratas do Iguaçu são fotografadas ao cair da noite — Foto: Jonny Benitez/Cataratas S.A.
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu — Foto: Fábio Júnior/ Cataratas S.A
Fauna, a flora e natureza são registradas na exposição das Cataratas do Iguaçu — Foto: Alexandre Klein/Cataratas S.A.
Vazão média das Cataratas do Iguaçu é de 1,5 milhões de litros por segundo — Foto: Henrique Britez/Cataratas S.A.
Lagarto nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu — Foto: Halisson Denior Kock/Cataratas S.A.
Coruja nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu — Foto: Wesley Wanderley/Cataratas S.A.
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu — Foto: Nilmar Fernando/Cataratas S.A.
Exposição fotográfica Belezas do Parque está no Centro de Visitantes — Foto: Alexandro Soto/Cataratas S.A.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
A criação do parque aconteceu no dia 10 de janeiro de 1939 por meio de um decreto do presidente Getúlio Vargas. Já em 1986, a unidade de conservação recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade.
O principal atrativo do parque são as Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza desde 2011.
A unidade de conservação é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O parque conta com uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica que abriga diversas espécies de plantas e animais, como a onça-pintada.
A unidade, localizada em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebe anualmente visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Reprodução G1 Paraná