Variedades

Dia dos Museus: Quer conhecer mais da história? Visite os espaços gratuitos em Cascavel

Dia dos Museus: Quer conhecer mais da história? Visite os espaços gratuitos em Cascavel

Um espaço destinado ao conhecimento, a preservar a história e a celebrar as conquistas. Hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. E em Cascavel, há muitos motivos para festejar. São inúmeros espaços gratuitos e com acervos riquisímos à disposição da comunidade.

A data é comemorada desde 1977 e tem como finalidade sensibilizar as pessoas sobre o papel dos museus no desenvolvimento e evolução das sociedades em todo o mundo.

A Secretaria Municipal de Cultura tem incentivado a visitação guiada nos espaços museais para que  as crianças, jovens e adultos  cultivem o hábito de visitar e apreciar os museus.

Os Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi e Memorial Ucraniano, que funcionam dentro do Complexo Cultural Gilberto Mayer, tem visitação aberta e também agendamento de instituições via telefone (45) 3902-1442. Os museus atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No domingo, o atendimento é das 8h às 13h, durante a Feira do Teatro.

Já o Museu Oscar Niemeyer, MAC e Museu da Velocidade atendem de terça a sexta-feira, das 8h às 18h e sábado e domingo das 10h30 às 16h, Os espaços ficam dentro do Teatro Municipal.

SEMANA DOS MUSEUS
Os museus têm um papel fundamental na sociedade, além de preservarem e exporem o patrimônio cultural, também podem ser agentes de transformação social e contribuir para a promoção de práticas sustentáveis e o bem-estar das pessoas. E para dar mais foco a esses espaços culturais, acontece de 15 a 21 de maio, a 21ª Semana Nacional de Museus.

Hoje, o Museu da Imagem e do Som recebe visita técnica e histórica como parte da formação em história oferecida pela AMOP aos professores da região Oeste, sob coordenação do prof. Amilton Peletti. Professores de Cascavel, Guaraniaçu, Toledo,  céu Azul, Medianeira e Palotina estão na imersão. A jornalista Izabel Tavares também enriqueceu o acervo do Museu com um vídeo inédito sobre o ciclo da madeira, vai complementar a exposição.

Crédito: Secom