Saúde

No Paraná, 315 procedimentos do MP apuram uso irregular de recursos no combate à covid-19

Neste ano, até a primeira quinzena de julho, foram instaurados 315 procedimentos na área do patrimônio público relacionados à covid-19

Curitiba – As diversas Promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná com atuação na área de proteção ao patrimônio público têm dado especial atenção à fiscalização dos recursos públicos destinados ao combate à atual pandemia de coronavírus. Neste ano, até a primeira quinzena de julho, foram instaurados 315 procedimentos na área do patrimônio público relacionados à covid-19. São 94 notícias de fato, 215 procedimentos administrativos e seis inquéritos civis – 90 já foram encerrados e 225 permanecem em trâmite.

Boa parte desses procedimentos foi instaurada a partir de orientação prática expedida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, unidade do MPPR que atua nessa área. A indicação é de que os promotores de Justiça, nas respectivas comarcas, atuem para “acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, a aquisição de insumos da área da saúde em razão da pandemia de coronavírus, a fim de prevenir a ocorrência de superfaturamento”.

Problemas

O coordenador do Centro de Apoio, procurador de Justiça Maurício Kalache, ressalta que o MP tem fiscalizado as ações da área de saúde, mas também dedicado especial atenção ao uso responsável dos recursos públicos extraordinários utilizados para fazer frente à pandemia.

Segundo ele, dentre os maiores problemas as despesas desnecessárias e os desperdícios de recursos: “Compras emergenciais têm levado os gestores a adquirirem produtos por valores acima do normalmente cobrado pelo mercado. Tem havido ainda a aquisição e distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada”, alerta, apontando os riscos de superfaturamento e de cartelização na venda de insumos e equipamentos de saúde.

Painel Covid

Para auxiliar os promotores e a própria população a fiscalizar a correta destinação dos recursos públicos para o combate ao coronavírus, o Centro de Apoio mantém o Painel Covid-19, plataforma na internet que permite o acompanhamento de licitações e valores dirigidos ao controle da pandemia em cada município do Estado.