Neste fim de semana as equipes de fiscalização da Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu atenderam a 55 ocorrências de aglomerações em bares, residências, quadras de esporte e estabelecimentos comerciais. As ações, entre sábado (27) e domingo (28), tiveram como objetivo garantir o cumprimento das medidas estabelecidas nos decretos estadual e municipal, publicados na sexta-feira (26), que restringem a circulação de pessoas após as 20h.
Desse total, dois estabelecimentos foram interditados, uma lanchonete localizada no bairro Cidade Nova e outra no bairro Morumbi. As equipes também autuaram quatro eventos e irão multar cerca de 50 pessoas que participavam das aglomerações. O valor é de 100 unidades fiscais – pouco mais de R$ 9 mil – para o organizador ou responsável pelo local e 10 unidades fiscais – mais de R$ 900 – aos participantes.
O diretor de Fiscalização, Nilton Zambotto, relata que as vistorias são realizadas conforme as denúncias que chegam e também pelas rondas feitas por cinco equipes divididas em todas as regiões da cidade. O trabalho de fiscalização irá seguir pelos próximos dias.
“A população precisa se unir e contribuir para acabar com essas aglomerações clandestinas. Pedimos o apoio no cumprimento do decreto e também que denunciem casos irregulares”, pede Zambotto.
Durante o mês de fevereiro o Plantão covid-19 realizou mais de 550 fiscalizações no município.