Equipes da Prefeitura intensificaram as ações de orientação e fiscalização em supermercados de Cascavel nesta segunda-feira (08).
A intenção é observar as medidas adotadas pelas empresas para conter a propagação do novo coronavírus.
Os servidores alertaram sobre a importância de controlar aglomerações e o reforçar o cumprimento das regras sanitárias. A região vive um dos piores momentos de contaminação do vírus, com a circulação da nova cepa.
A maioria dos estabelecimentos cumpria as determinações como exigir o uso de máscara dos funcionários e clientes, bem como distanciamento e evitando filas.
Os consumidores aprovaram. “É bom para os dois. Se cada um fizer sua parte vamos passar por isso”, comentou o aposentado Gilberto Tadeu.
Alexandre Petrolli que coordenou a ação fazendo as recomendações, e reforçou a necessidade de empatia pois a consciência resguarda as famílias de cada um. “As operações continuarão nos bairros e no centro, mas acreditamos que o comerciante está mais consciente da necessidade de proteção”.
O gerente Amauri Zin falou das condutas no interior da loja e lembrou que é um período crítico, por isso a importância da autorresponsabilidade. “Estamos passando por momento difícil, e ainda tem pessoas que não acreditam no que está acontecendo. Então é preciso mesmo reforçar a orientação”.
A ação continuará nos próximos dias, em horários de pico. Caso irregularidades sejam confirmadas com o não cumprimento do decreto, multas serão aplicadas para estabelecimentos que colocam em risco a vida dos funcionários e do consumidor.
Supermercados assim como farmácias e clínicas médicas, não tem limitação de horário durante todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana, de acordo com o decreto estadual.
Os supermercados devem observar a obrigatoriedade de higienização, distanciamento, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras.
Alerta
De acordo com o último Boletim, Cascavel confirmou 25.551 casos da Covid-19, sendo que 24.240 estão curados, 386 pessoas morreram.
A secretaria estadual de Saúde alertou na semana passada quanto a importância da proteção, pois a nova cepa circula em Cascavel. A variante P1 que expõe o paciente a uma carga viral até 10 vezes maior que a primeira variante do coronavírus.
Caso os moradores constatem alguma irregularidade, denúncias podem ser feitas pelo 156.