Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu passarão a ser referência para a recepção de pacientes com quadros sintomáticos respiratórios de Covid-19 a partir desta sexta-feira (11), uma em cada região da cidade. As unidades são: UBS Vila C Velha; UBS Lagoa Dourada; UBS 24h Padre Ítalo ; UBS Jardim São Paulo I e UBS Vila Yolanda.
Das cinco unidades, apenas a UBS Vila Yolanda continuará recebendo pacientes de rotina, que serão recebidos em outra entrada. Nas demais, os atendimentos serão exclusivos para a Covid-19. As unidades passarão a realizar a triagem, coleta de exames, avaliação clínica e distribuição de remédios, caso seja necessário, para os sintomas apresentados.
A mudança, conforme a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços e evitar a circulação de pessoas sintomáticas, além de ampliar os locais de testagem, que passam de dois para seis, com o Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
“Foi preciso encontrar formas de agilizar o atendimento inicial, para que assim o tratamento comece mais rápido. Com uma unidade de referência próxima de casa, melhoramos a logística dos cuidados”, afirmou Rosa.
De acordo com a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini, todos os profissionais das unidades escolhidas já receberam a segunda dose da vacina, além de passarem por uma capacitação para a realização da coleta e receberem equipamentos de segurança.
“Em todas essas mudanças seguimos com o modelo de atendimento preconizado pelo Ministério da Saúde, que é o fast-track. Com ele podemos ter informações rápidas sobre os casos e evitar que o paciente circule por outras unidades e farmácias. Assim realizamos todo o atendimento necessário na unidade”, relata Jaqueline.
Mudança nos atendimentos
Com a alteração, outras seis Unidades Básicas de Saúde que estavam desde março realizando atendimentos para casos de coronavírus voltam a receber apenas pacientes para consultas de rotina e também para vacinação contra a Covid-19.
São elas: UBS Profilurb II (Região Sul); UBSs do Morumbi II e Jardim São Roque (Região Leste); UBS São João (Região Nordeste) e UBSs Jardim Jupira e Cidade Nova (Região Norte).
“Nenhum usuário será afetado pela mudança. A Secretaria de Saúde redistribuiu o quadro de atendimentos para que as consultas de rotina continuem sendo feitas. Os pacientes precisarão apenas se deslocar para outra UBS na mesma região e serão atendidos com qualidade”, complementou a secretária de Saúde.