Política

Informe da Redação

Cida deixa Itaipu

Por conta da mudança do comando do governo Federal, a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti pediu exoneração do cargo de conselheira da Itaipu Binacional. Em pedido enviado no final do ano passado ao até então presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, Cida agradeceu a confiança e destacou as políticas do governo Bolsonaro de austeridade e investimento de recursos da Itaipu em grandes obras de infraestrutura no Paraná.

 

Revogação privatizações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou os primeiros decretos de seu governo. Entre os atos, está a revogação das privatizações de oito empresas estatais, incluindo a Petrobras e o Correios. O decreto contempla também os processos de privatização da Dataprev, EBC, Nuclebrás, Serpro, Companha Nacional de Abastecimento e Pré-Sal Petróleo S.A.

 

Medidas revogadas

Ainda, nos primeiros atos assinado como presidente, Lula revogou medidas do governo anterior e alterou outras. Entre as medidas, Lula ainda suspendeu o registro de novos armamentos para Caçadores, Atiradores e Colecionadores e abertura de clubes de tiro. Foram publicadas também revogações nas áreas de: garimpo em áreas indígenas; escolas para pessoas com deficiência; frete na Marinha Mercante; Pis/Pasep e Cofins; Simicondutores e administração pública federal.

 

Reforma tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a discussão sobre a reforma tributária no novo governo deve ficar para abril. Segundo Haddad, o tema precisa passar por trâmites legislativos e aguardar as eleições das mesas na Câmara e do Senado para voltar a ser discutido.

 

Líderes de bancada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu os novos líderes nas bancadas do Legislativo: o senador Randolfe Rodrigues (Rede) será o líder do governo no Congresso Nacional; o senador Jaques Wagner (PT) será o líder do governo no Senado; e o deputado federal José Guimarães (PT) será o líder do governo na Câmara nos Deputados.

 

Moro cobra Lula

O senador eleito pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil) questionou o discurso de posse do presidente Lula. O ex-juiz perguntou se alguém ouviu o novo presidente falar sobre combate à corrupção. “Não quero atrapalhar a festa, mas, em algum momento, vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção?”.

 

Recessão mundial

A diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, disse esperar que a economia mundial entre em recessão em 2023 com a desaceleração econômica dos Estados Unidos, da China e da União Europeia. Georgieva também sugeriu que este ano será “mais difícil” que 2022.

 

Continua a escalação

O governador Ratinho Junior (PSD) oficializou novos nomes que vão compor a equipe de governo durante o segundo mandato. Com isso, 18 nomes já foram confirmados. O secretário da Fazenda, Renê Garcia, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, e o chefe de Gabinete, Darlan Scalco, permanecem em seus cargos. Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, assume Rogério Carboni, enquanto Aldo Bona comandará Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.