Política

Informe da Redação

Candidato a prefeito

O vereador de Cascavel Edson Souza (MDB), disse durante o grande expediente da sessão ordinária de ontem (31), que na próxima eleição não será mais candidato a vereador e sim, deverá lançar a candidatura a prefeito de Cascavel.

 

Banco de horas

A Câmara de Cascavel aprovou em primeiro turno de discussão e votação, durante a sessão ordinária de ontem (31), o Projeto de Lei n° 111/22, que institui o banco de horas para os servidores públicos de Cascavel, para compensação de jornada de trabalho.

 

Vale-alimentação

A prefeitura de Foz do Iguaçu implementou o vale-alimentação de R$300,00 para os servidores municipais. Com base na legislação, os servidores municipais que recebem até R$2.500,00 terão direito ao benefício. O benefício começará a ser pago no prazo máximo de até 120 dias.

 

Cidadão honorário

A Câmara de Foz do Iguaçu entrega na próxima quinta-feira (3), o Título de Cidadão Honorário ao Desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. A honraria foi proposta pelo Vereador Kalito Stoeckl (PSD), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Foz do Iguaçu.

 

Cassação vereador

O Plenário da Câmara de Foz do Iguaçu julga na sessão ordinária de hoje (1°), o pedido de cassação do vereador Galhardo, por suposta prática de rachadinha e nomeação de funcionário fantasma. A Comissão Processante da Câmara já apresentou parecer favorável pela cassação do parlamentar, porém, a decisão cabe a maioria dos vereadores.

 

Audiência pública

O DER Paraná promove hoje (1º) consultas públicas em Cascavel e em Toledo, relativas ao seu novo Plano de Mobilidade Intermunicipal. O objetivo é discutir o deslocamento intermunicipal em regiões metropolitanas. Será realizada uma reunião em Cascavel e outra em Toledo.

 

Respeito à democracia

Na tarde de ontem (30), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, pediu para que os deputados estaduais do Paraná respeitem os resultados das urnas e também os próprios colegas ao utilizar a tribuna na Alep para realizar seus pronunciamentos.

 

Primeira-dama do Paraná

A primeira-dama a partir de 1º de janeiro do próximo ano será a paranaense Rosângela da Silva, a Janja, casada com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Nascida em União da Vitória, região sul do Estado, Janja foi professora universitária e trabalhou na Itaipu. Ela se casou com Lula em 2022.

 

Justificativa eleitoral

O eleitor que não compareceu às urnas no domingo (30), no segundo turno das eleições 2022, tem 60 dias para justificar a ausência e não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral. Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações.

 

Pronampe

Uma Medida Provisória já publicada no Diário Oficial da União, amplia para 72 meses o prazo das linhas de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Poderá haver renegociação dos contratos atuais, de 48 meses prorrogáveis por mais 12.