Pesquisa Senado
Com a autorização da campanha eleitoral, as pesquisas eleitoras se tornam mais habituais até a eleição. Uma pesquisa do Instituto RealTime Big Data divulgada ontem (16) aponta que Sergio Moro (União Brasil) e Alvaro Dias (Podemos) estão tecnicamente empatados na disputa ao Senado do Paraná, com 30% e 27% das intenções de voto, respectivamente. Paulo Martins (PL) é o terceiro colocado com 8%.
Outros candidatos
Na sequência, outros seis candidatos pontuaram: Aline Sleutjes (Pros), 2%; Roseane Pereira (PV), 2%; Orlando Pessuti (MDB), 1%; Laerson Matias (Psol), 1%; Desiree Salgado (PDT), 1%; Carlos Saboia (PMN), 1%. O levantamento ouviu 1.500 eleitores no Paraná, entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-06612/2022.
Governo do Estado
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que concorre à reeleição, cresceu 9% nas intenções de voto, segundo nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada ontem (16). A sondagem é a primeira realizada após o registro oficial das candidaturas.
Cenários
No levantamento atual, Ratinho Junior aparece com 52% na pesquisa estimulada. Na pesquisa anterior, o governador tinha 43%. Na segunda posição aparece o ex-senador Roberto Requião (PT), com 18% das intenções de voto. Ele cresceu 2% em relação à última sondagem.
Outros postulantes
Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (Pstu), Ângela Machado (Psol) e Vivi Motta (PCB) aparecem com 1%. Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Teixeira (PCO) não chegaram a 1%, enquanto brancos e nulos somam 13%, mesmo índice dos que não souberam ou não responderam. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-06612/202.
Não vai recorrer
O ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri, disse que não irá recorrer da decisão do TRE que negou o pedido de anulação da coligação para o Senado entre a Federação PSDB/Cidadania e Podemos, imposta pela Executiva Nacional da sigla. Segundo Silvestri, ele ouvirá os amigos e família para decidir os próximos passos e desejou boa sorte aos postulantes da cadeira do Senado no Paraná.
Leilão aeroportos
O deputado estadual Soldado Fruet (Pros) informou oficialmente à Anac e o Ministério da Infraestrutura sobre a decisão do Tribunal de Contas Paraná que declarou inidôneas as seis concessionárias que atuaram no Anel de Integração até o final de novembro de 2021. Segundo o parlamentar, o objetivo dos ofícios à agência e ao ministério é garantir a desclassificação por inidoneidade caso alguma dessas empresas participe dos leilões de aeroportos marcado para quinta-feira (18).
Suplentes assumem
A Câmara de Toledo empossou dois suplentes como vereadores na sessão de segunda-feira (15). Diante das licenças dos vereadores do PP Chumbinho Silva e Pedro Varela, assumiram as vagas os suplentes Ademir Paludo e Edmundo Fernandes. Os parlamentares já participaram da sessão ordinária.
Audiência Pública
A Câmara de Toledo realiza na próxima sexta-feira (19), Audiência Pública para debater três projetos de lei. O primeiro é sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano no Município de Toledo, o segundo sobre a regulamentação de condomínios de lotes e o terceiro sobre a urbanização da área do Biopark.
Paraná Cidade
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, assinou ontem (16), um convênio para receber o Geoprocessamento de Foz do Iguaçu feito pelo Paraná Cidade. O mapeamento contempla todo o perímetro urbano e vai permitir um melhor planejamento urbano para o Município e também para empresários da cidade e de outras regiões que queiram se instalar em Foz.