Policial

Veículo continha dispositivo para dificultar perseguições

O que chamou a atenção da equipe foi o fato de um dos carros estar equipado com um dispositivo que lança fumaça e óleo na pista

Guaraniaçu – Três carros utilizados no transporte de cigarros foram apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-277, em Guaraniaçu, na madrugada de ontem. O que chamou a atenção da equipe foi o fato de um dos carros estar equipado com um dispositivo que lança fumaça e óleo na pista para dificultar possíveis perseguições.

Segundo o PRF Allyson Vidor, responsável pelo setor de Relações Públicas da Delegacia de Cascavel, apesar de não muito comum, o dispositivo não é uma novidade, sendo utilizado por contrabandistas e traficantes. Apesar disso, a preocupação é com o perigo que a ferramenta apresenta, tanto para PRF, quanto para os demais motoristas.

“Este dispositivo tem duas funções. A primeira delas é soltar uma grande quantidade de fumaça, dificultando para as equipes seguirem na perseguição, já que a visibilidade fica prejudicada. Além disso, os criminosos lançam óleo na pista, fazendo com que as viaturas policiais derrapem”, explica Vidor.

Conforme a PRF, os veículos estavam estacionados em um posto de combustíveis às margens da BR-277. Na tentativa de abordagem, os condutores fugiram a pé, entrando em um matagal. Dois deles, de 20 e 23 anos, foram localizados pela equipe com auxílio de uma câmera térmica, enquanto o terceiro suspeito conseguiu se evadir.

Foram apreendidos, uma Nissan Frontier, carregada com 50 caixas de cigarro de origem estrangeira, um Toyota Corolla, que transportava 30 caixas, e um Volkswagen Bora, utilizado como “batedor”. Os condutores e os veículos foram e encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Cascavel.