Na noite de ontem (1), por volta das 22h50 horas, a equipe PRF em serviço na Unidade Operacional de Lindoeste, localizada no km 180, da BR 163, abordou o caminhão trator Volvo, de Capitão Leônidas Marques, conduzido por um homem de 51 anos.
Ao fiscalizar a carga do referido veículo, constatou-se se tratar de calçados diversos. O condutor afirmou ter carregado os itens em Nova Serrana/MG e que o destino final seria Barracão/PR. Apresentou DANFEs diversas, relacionadas à carga.
Tendo em vista que o referido motorista não respeitou o período de descanso obrigatório preconizado na legislação de trânsito, foi efetuado o procedimento administrativo cabível (auto de infração e medida administrativa de retenção, até que se completasse o período de descanso mínimo).
Já na manhã de hoje, com melhores condições de luminosidade para uma vistoria mais aprofundada, constatou-se que os calçados estavam sendo transportados em diversas caixas de papelão e soltos em fardos artesanais.
Mesmo sendo transportados de maneira tão rudimentar, tratam-se de calçados ostentando marcas conhecidas, como Adidas, Nike, Caterpillar, Vans, etc., fato que denota indícios de uma possível contrafação.
Por tal razão, foi feito contato com responsáveis por algumas das marcas em comento. Apresentadas fotografias a tais representantes, eles confirmaram que os calçados em questão eram falsificados, motivo pelo qual foram apreendidos e encaminhados, juntamente com o caminhão, seu reboque e seu condutor, à Delegacia de Polícia Civil de Cascavel/PR, pelo cometimento, em tese, do crime previsto no artigo 184, da Lei 9.279/98.
Ressalta-se que o real quantitativo de calçados apreendidos será contabilizado posteriormente pela Polícia Judiciária, tendo em vista a enorme quantidade de caixas e fardos localizados no interior do baú do caminhão.
Fonte: PRF