Na noite deste domingo (30), Policiais Rodoviários de serviço na Unidade Operacional de Cascavel, abordaram uma carreta SCANIA/G 420 A4X2, que estava atrelado ao SR/RECRUSUL SRF, para fiscalização de trânsito vez que o veículo aparentava estar em velocidade incompatível e o condutor dirigindo de maneira um tanto quanto perigosa, por tratar-se de um perímetro urbano.
O veículo emplacado em Cascavel, era conduzido por um homem de 37 anos, morador do Rio Grande do Sul. Tendo em vista que se tratava de carreta do tipo câmara fria, foi solicitado ao condutor informações sobre a carga e sua respectiva documentação, ocasião em que o condutor informou que deslocou até uma empresa para carregar, contudo não havia conseguido, pois o equipamento de refrigeração “Thermo King” havia apresentado problema e por este motivo estaria retornando para Cascavel/PR, a fim de realizar manutenção.
Perguntado qual seria a cidade que estava para carregar, não soube dizer e apresentou informações contraditórias. Ao vistoriar o interior do compartimento de carga, a equipe sentiu um odor característico de maconha.
Desta forma, em razão de tal circunstância, bem como do nervosismo do motorista, a equipe informou-lhe que seria necessário deslocar com o veículo até o pátio da PRF para realizar uma fiscalização detalhada das suas condições.
Na sequência, o condutor foi colocado no banco da frente da viatura, enquanto a carreta foi conduzida pelo policial. Após o início do deslocamento, o condutor abriu a porta da viatura e saltou do veículo em movimento.
Em seguida empreendeu fuga para um terreno as margens da rodovia quando veio a cair em uma ribanceira, ele se feriu e foi acionado o SIATE para realizar os primeiros atendimentos. Na sequência foi encaminhado para atendimento na UPA Veneza, onde constatou-se que ele havia fraturado a perna.
Diante disso, o veículo foi levado até a Unidade Operacional da PRF, e em busca minuciosa foi localizada grande quantidade de drogas (maconha – cannabis sativa l.), ocultas no teto do compartimento da câmara fria.
Em razão do exposto, o condutor ficou sob a custódia de uma equipe da PRF até a realização do flagrante na Delegacia de Policia Federal em Cascavel/PR, local para onde foi encaminhado o caminhão e a droga apreendida, que após pesagem totalizou 2.015,05 kg. Enquadramento(s): tráfico de drogas.
Fonte: PRF