Cascavel – Cenas comuns em cadeias e penitenciárias, as tentativas de fuga passaram a ser quase que rotina nas unidades prisionais de Cascavel. Após cinco ocorrências na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial) em uma semana, foi a vez da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) registrar uma nova tentativa de fuga ontem. Os presos fizeram uma pirâmide humana, mas foram flagrados antes que conseguissem fugir.
Segundo o Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná), um detento foi flagrado pela Polícia Militar tentando subir no telhado da penitenciária. Ele foi encaminhado para o isolamento e ficará à disposição do Conselho Disciplinar, disse o órgão.
Após a tentativa, um princípio de tumulto foi registrado e equipes da PM foram deslocadas até o presídio. A situação foi rapidamente controlada pelos policiais e agentes de plantão e durante toda a manhã a segurança foi reforçada nas imediações da cadeia.
No último dia 16 seis presos conseguiram fugir da PEC. Eles abriram um buraco na parede, chegaram ao telhado, caminharam até o pátio e, com o auxílio de uma corda artesanal, escalaram o muro. Até a tarde de ontem nenhum dos foragidos havia sido recapturado.
Contando com a situação de ontem, já são três fugas e três tentativas registradas na PEC apenas neste ano. Ao todo, nove detentos conseguiram escapar. Na primeira fuga eles cerraram as grades da cela e da galeria, acessaram o pátio e escalaram o no muro com a ajuda de cordas artesanais. Na segunda vez, os apenados estavam no pátio, escalaram paredes até o telhado e pularam o muro.