Policial

GM de Cascavel completa 5 anos e agentes terão reajuste salarial de 33,1%

Ao falar com a imprensa, Paranhos destacou que a Guarda Municipal se tornou um órgão experiente e que, apesar de alguns problemas pontuais, a instituição tem participado de diversas ações em conjunto com as policias militar e civil

GM de Cascavel completa 5 anos e agentes terão reajuste salarial de 33,1%

Cascavel – Uma solenidade realizada na Prefeitura de Cascavel na tarde de ontem (14), celebrou os cinco anos de atuação da GM (Guarda Municipal), completados oficialmente no dia 2 de fevereiro. O prefeito Leonaldo Paranhos aproveitou a solenidade para dar as boas-vindas aos 66 novos alunos da 3ª turma da GM que passarão pelo curso de formação. Paranhos disse que apesar do curso estar iniciar agora, a população já poderá ver os novos guardas nas ruas. “Os novos guardas já fazem parte da corporação e podem executar alguns serviços, respeitando a grade didática que existe. Eles começarão a percorrer a cidade junto com os outros guardas e isso trará uma sensação de mais segurança”, afirmou.

Ao falar com a imprensa, Paranhos destacou que a Guarda Municipal se tornou um órgão experiente e que, apesar de alguns problemas pontuais, a instituição tem participado de diversas ações em conjunto com as policias militar e civil. “Nosso desafio é complementar o serviço criando esta engrenagem junto com os outros setores de segurança pública”, comentou.

Dos novos integrantes, Paranhos disse que pelo menos três deles estarão à disposição da Patrulha Maria da Penha, equipe responsável por atender casos de violência contra a mulher. Com mais guardas nas ruas, Paranhos também espera pela redução nos números de pequenos delitos, como por exemplo, furtos de fios e vandalismos em locais públicos.

O secretário Antonio Volmei dos Santos, que está à frente da Semppro (Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade), enfatizou a importância da guarda nas ruas e o bom resultado nestes cinco anos. “É um trabalho que tem que ser elogiado, de toda a Guarda Municipal, que tem se dedicado muito pela segurança de Cascavel. Hoje a população sabe que não se vê mais sem a Guarda Municipal, porque como força auxiliar de segurança, ela está presente em todos os momentos”, relatou.

 

NOVAS MEDIDAS

Como forma de valorizar os servidores que atuam na segurança municipal, Paranhos anunciou projetos que serão encaminhados à Câmara Municipal. Um deles é o que altera os vencimentos do guardas municipais, que terão aumento salarial de 33,1%, além de adicional. Também houve reajuste de 37,3% no Diária de Reforço Operacional, ferramenta que permite ao Município comprar o dia de folga dos guardas para reforçar a segurança.

Um projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores criando o Prêmio Mérito à Vida, que irá proporcionar aos servidores da segurança municipal um valor de R$ 500, pago uma única vez, pelo trabalho desenvolvido durante o auge da pandemia da Covid-19. Outro anteprojeto instituiu a Escola de Formação da Guarda Municipal, além da escuta permanente qualificada, que disponibilizará profissionais médicos e psicólogos aos guardas. “Fazer segurança pública não é fácil, a pessoa sai de casa de manhã e não sabe o que vai enfrentar. Vai enfrentar bandidos, gente que está preparada para fazer o crime”, enfatizou o prefeito ao justificar a necessidade desse acompanhamento profissional.

 

Redação: Paulo Eduardo

Foto: Secom