17 ônibus de turismo carregado de mercadorias contrabandeadas do Paraguai foram apreendidos pela Receita Federal neste fim de semana, com apoio de vários órgãos de segurança pública. A operação foi coordenada em Foz do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá.
Em Cascavel, a ação foi realizada em conjunto da Polícia Federal e só nesta região foram oito apreendidos, do total de 17.
Em Foz do Iguaçu, houve apoio aéreo para a ação. Ainda não há o valor estimado em mercadorias, o que deverá ser calculado durante a semana. Todos os veículos foram lacrados e encaminhados à Receita Federal.
Alerta dado
A ação da Receita e da Polícia Federal usou como base uma reportagem publicada pela equipe dos jornais O Paraná/Hoje News no mês passado, quando a reportagem alertou que movimentações de comboios de coletivos, que eram comuns na década passada, estavam novamente sendo percebidas pela polícia e os ônibus de ‘turismo’, vazios, usados para transportar contrabando e descaminho na fronteira.
Na época, a chefia da Polícia Federal em Cascavel reconheceu que os comboios estavam novamente sendo observados, e principalmente em datas comemorativas, provavelmente porque essas mercadorias abasteceriam estabelecimentos comerciais do lado brasileiro.
Veículos a leilão
Um dos motivos para a volta desses comboios foi justificada com o fato de que a Receita Federal faz leilões dos ônibus em vez de doá-los, os veículos são comprados por um preço irrisório, são apreendidos, mas meses depois voltam à circulação, adquiridos novamente por contrabandistas.