Cotidiano

Volks apresenta conceito de sucessora high-tech da Kombi

63713090_DETROIT MI - JANUARY 09 Herbert Diess chairman of the board Volkswagen brand introduces.jpg

RIO – A van ganhou mais um conceito com visual inspirado na clássica Kombi. Trata-se do ID Buzz, exibido pela marca alemã durante o Salão de Detroit. A van é uma espécie de sucessora espiritual da original. Isso fica claro na pintura estilo saia e blusa em amarelo e prata.

A semelhança, contudo, se limita ao visual. O ID Buzz é uma van que possibilita condução autônoma e é equipado com dois motores elétricos, um instalado em cada eixo. Somados, eles produzem 374cv de potência, quase 4 vezes mais que o fornecido pelo motor a ar da original. A tração é integral e a autonomia é de 434km. Toda essa força resulta em uma aceleração de zero a 100km/h em apenas 5 segundos, índice inimaginável na velha Kombi.

A van é construída sobre a plataforma MEB, criada pela Volkswagen especialmente para veículos elétricos. Ela permite que as baterias sejam acomodadas no assoalho e libera espaço para os passageiros. As medidas são tão generosas quanto as da Kombi que conhecemos: 4,94m de comprimento, 3,30m de entre-eixos e 1,96m de altura. A Volkswagen afirma que o ID Buzz é o primeiro veículo utilitário elétrico totalmente autônomo e prevê que essa tecnologia deverá estar disponível a partir de 2025.