Cotidiano

Vinhos de Portugal: maior evento de vinhos do país chega à 3ª edição

É tempo de Vinhos de Portugal no Rio. São três dias, de amanhã até domingo, em torno de taças, provas, degustações, harmonizações e cursos com especialistas, além da oportunidade de experimentar os rótulos de 66 produtores de diferente regiões portuguesas. E tudo isso de casa nova: a terceira edição do evento acontece no Casa Shopping, na Barra, um dos polos gastronômicos da cidade.

Um dos pontos altos do Vinhos de Portugal no Rio ? uma realização do GLOBO e do jornal português ?PÚBLICO?, com patrocínio do Senac, do Casa Shopping e da Deli Delícia e parceria do Vinhos de Portugal ? é a oportunidade de conhecer de perto quem faz a bebida, no Mercado de Vinhos. Cada sessão tem duas horas de duração, tempo que cada visitante terá para provar grandes vinhos. O público circula pelo espaço com a chamada taça inteligente, com um chip que permite receber depois, por e-mail, as informações dos vinhos provados.

Os ingressos para o Mercado, bem como para as provas e harmonizações, podem ser comprados pela internet até as 9h de amanhã ou no local ? ambos sujeitos à lotação. A expectativa, segundo o diretor executivo de Audiência do GLOBO, Maurício Lima, é de um público de cerca de dez mil pessoas.

? O crescimento do evento está diretamente ligado à expansão do mercado de vinho no Rio. O carioca descobriu a bebida e, mesmo com o dólar mais alto, o consumo continua aumentando. Nesta terceira edição, o sócio do Clube O GLOBO terá 20% de desconto no ingresso para o Mercado de Vinhos. Temos certeza de que será uma grande e divertida celebração.

Diretora internacional do ?PÚBLICO?, Simone Duarte completa:

? O Vinhos de Portugal no Rio não perde a essência, que é o contato direto entre quem faz o vinho e quem o consome, mas muda um pouco a cada ano. Trabalhamos muito para aumentar a oferta de vinhos dos produtores do mercado à venda na área de convivência. Não queremos que Portugal seja um território da saudade para os brasileiros, mas um país em movimento, e nada melhor do que a produção de vinho, que reúne a tradição e o que há de mais contemporâneo, para mostrar este novo Portugal.

Para aprender mais sobre vinho, nada como participar das provas conduzidas por especialistas ? com opções como ?Vinhos refrescantes para o Rio? e ?Grandes produtores, safras históricas?, ambas com o único Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Júnior, e ?Harmonização de queijos e vinhos?, com Manuel de Carvalho e Alexandra Prado Coelho, críticos do ?PÚBLICO? ?, com uma hora de duração.

A degustação de vinhos continua na área de convivência, onde o espaço do Senac oferecerá atividades gratuitas, com inscrições feitas no local, meia hora antes de cada atividade. O espaço Tomar um Copo também tem atrações gratuitas, como ?Eça de Queirós: saboreando o seu cálice de Porto?, com Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra e o maior especialista em Eça de Portugal, e a cantora e compositora Adriana Calcanhotto.

No quiosque da Deli Delícia, estarão à venda vinhos do Mercado, que podem ser consumidos ali mesmo, junto com comidinhas. Para tornar o programa ainda mais completo, durante os três dias do evento, os restaurantes do Casa Shopping oferecem uma iniciativa digna de brinde: a taxa de rolha da primeira garrafa será liberada. Como se vê, não faltam motivos para sorrir ao chegar à Barra.