Cotidiano

Victer: Rio continua com artes, educação física, filosofia e sociologia obrigatórias

RIO – O secretario estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer, afirmou nesta sexta-feira que as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia continuarão obrigatórias na grade curricular do ensino médio no estado, em todos os três anos do segmento. A declaração ocorre em meio a uma Medida Provisória (MP) para reforma do ensino médio divulgada na quinta-feira pelo governo federal e que, entre outras medidas, deixa uma brecha para a obrigatoriedade destas matérias, a ser definida pela Base Nacional Comum Curricular.

? É um grande contrassenso não haver a obrigatoriedade da educação física em uma cidade que acabou de receber uma Olimpíada. Além disso, a sociologia e a filosofia são fundamentais para formar o cidadão. As artes, educação física, filosofia e sociologia despertam o interesse dos alunos e contribuem para impedir a evasão escolar ? afirmou Victer.

O secretário já havia elogiado a MP, com ressalvas, mas destaca que o Rio de Janeiro também não deve seguir a flexibilização na formação dos professores proposta pelo governo federal ? a reforma proposta admite que profissionais com “notório saber” reconhecido pelo sistema de ensino possam ministrar aulas em áreas afins à sua formação.

? Pessoalmente, sou totalmente contra essa medida. O professor deve ter licenciatura ou formação pedagógica. Devemos, inclusive, ampliar a formação de professores.

Victer comemorou o destaque dado à formação profissional que, de acordo com a MP, poderá compor a carga horária, e lembrou da própria história: ele contou que o ensino médio técnico por qual passou no CEFET contribuiu muito para que seguisse a carreira de engenheiro.