Cotidiano

Victer afirma que sistema de avaliação de escolas sofrerá mudanças

20160516-203849.jpgRIO ? O atual secretário estadual de Educação, Wagner Victer, declarou ao Bom Dia Rio, na manhã desta quarta-feira, que o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) passará por mudanças e não será totalmente extinto. Segundo ele, o sistema é uma demanda dos próprios alunos, dos pais e dos professores.

? O sistema, inclusive, faz parte do sucesso da evolução e do posicionamento da educação no Rio de Janeiro. Esse é um aspecto que vai ser definido, como ele será modificado e até verificar com o então secretário o que ficou estabelecido ? afirmou Victer.

O novo secretário garantiu ainda que discutirá as mudanças com professores e com o sindicato da categoria.

? Acho que tem que ter sempre um sistema de avaliação. Você pode permanentemente aperfeiçoá-lo. Logicamente, você tem que escutar a demanda dos professores, os comentários dos professores e por isso que eu vou me reunir com o sindicato, escutar, verificar, há uma instituição de terceira parte que organiza essa avaliação ? destacou ele.

Na entrevista ao Bom Dia Rio, Victer aproveitou para se justificar quanto ao erro de gramática que cometeu ao conjugar o verbo “ouvir” durante entrevista por telefone ao RJTV 1ª edição nesta terça-feira.

? Na realidade, eu recebi a ligação, estava no carro, número restrito, mas eu me autocorrigi imediatamente. Eu tenho minha professora do primário, tia Lavor, inclusive o nome de uma escola na Ilha do Governador, ela deve ter me chamado a atenção, mas eu corrigi. Mas tudo que faz ao vivo, a gente acaba correndo o risco e tem que se chamar a atenção ? retratou-se o secretário.

Victer também prometeu manter diálogo com os alunos e garantiu que todas as decisões já tomadas em relação às demandas serão respeitadas.

? No tocante a questão de greve e ocupações a gente vai manter um diálogo, manter e aperfeiçoar o diálogo, continuar dentro desse processo do diálogo, atendendo algumas questões e executando algumas questões, não basta verbalizar, tem que executar ? disse ele.

? Tudo aquilo que já foi acordado, foi formalizado, nós iremos executar. Até porque não há mudança de governo, há uma mudança do titular da secretaria. Então os compromissos institucionais firmados e estabelecidos, acordados, logicamente formalizados, serão cumpridos.