Cotidiano

Vice-presidente da Câmara discute com Temer e ameaça romper com o governo

img201702212011307269078.jpgBRASÍLIA ? O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB-MG), protestou contra a nomeação de Osmar Serraglio (PMDB-PR) ao Ministério da Justiça, e ameaçou romper com o governo junto com um grupo de deputados mineiros. Na tentativa de acalmar a situação, o presidente Michel Temer ligou para o deputado para explicar a escolhar e prometeu recriar um ministério para acomodar um mineiro. Mas, de acordo com Fábio, a conversa desandou para um bate boca, depois que ele rejeitou a ideia de recriação de ministérios, o que contrariaria a opinião pública e desgastaria ainda mais o PMDB mineiro.

? Eu falei que não aceitaríamos a recriação de ministérios e que, se Minas continuasse sendo jogada para escanteio, entre ficar com o Planalto ou com os mineiros, eu ficaria com os mineiros na oposição. Aí o Temer mandou eu seguir o meu caminho. Ele foi duro comigo mas eu fui mais duro ainda com ele, disse que para o governo é ruim eu ser oposição ? contou o vice-presidente da Câmara após a conversa com Temer.

Os mineiros reclamam que não tem nenhum representante na Esplanada. Depois do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) ser preterido em função da escolha de Serraglio para a Justiça, Fábio disse que isso poderia ser reparado se Temer escolhesse o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) para comandar o Itamaraty. Mas tudo se encaminha para o indicado do PSDB ser Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) .

? O presidente Temer tem que tomar consciência que o Parlamento é feito de parlamentares. Mas ele tem ouvido só o PSDB. Então que peça o PSDB para arrumar os votos que precisa para aprovar as reformas. Uma vez Dilma foi dura comigo, quando foi levar uma mensagem ao Congresso, bateu boca comigo. Eu disse: eu vou te arrancar do Planalto e arranquei ? protestou Fabinho, como é conhecido, até então aliado de primeira hora de Temer.