Cotidiano

Vereadores vão debater parto humanizado

De iniciativa da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa, o evento será aberto à comunidade

Cascavel – Uma audiência pública foi marcada para a próxima quarta-feira, às 19h, no plenário da Câmara de Cascavel, para debater políticas públicas de humanização do parto e acompanhamento de doulas às gestantes. De iniciativa da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa, o evento será aberto à comunidade.

A iniciativa da audiência conta com o apoio do Geta (Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo), criado há cinco anos com a finalidade de ajudar mulheres em período gestacional, além de dezenas de profissionais que empregam seus conhecimentos para dar suporte físico e emocional à mãe, ao recém-nascido e à família antes, durante e depois do parto.

O ponto de partida do debate será um projeto do vereador Professor Paulino (PT), prevendo que todos os hospitais e maternidades de Cascavel (públicos e privados) devem permitir a presença de doulas no acompanhamento das mães em trabalho de parto.

O que é doula?

De origem grega, o nome “doula” significa “mulher que serve” e seu papel é oferecer suporte físico e emocional à parturiente, possibilitando que esta se sinta segura e tranquila para um dos grandes momentos da sua vida: o nascimento de um filho. A doula não substitui o acompanhante, não tem formação em obstetrícia e sua presença permite que as enfermeiras possam se concentrar nas atividades próprias de sua formação. Estudos apontam que a presença dessa profissional no pré-natal e no parto reduz em 50% as cesáreas e em 40% os partos a fórceps, entre outros benefícios.