Cotidiano

Vereadores eleitos serão empossados amanhã em Foz

O Tribunal Regional Eleitoral de Foz do Iguaçu realiza amanhã, às 19h, a sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2016 para o cargo de vereador e respectivos suplentes. A diplomação do prefeito e do vice-prefeito eleitos não ocorre em razão da indefinição do resultado da eleição de 2 de outubro.

O candidato Chico Brasileiro (PSD) ficou em primeiro lugar, apesar de ter tido menos votos que Paulo Mac Donald Ghisi (PDT). Como o candidato do PDT está com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou que todos os votos atribuídos a ele são nulos.

Mesmo assim, os juízes eleitorais de Foz do Iguaçu decidiram não homologar a vitória de Chico até que o recurso seja avaliado no TSE, em Brasília. A cerimônia de diplomação dos eleitos ocorre no Tribunal do Júri, no Fórum da cidade. 

A novidade para este ano é que juntamente com os 15 vereadores eleitos e reeleitos, tomarão posse, na condição de suplentes, candidatos que alcançaram até a terceira suplência. A determinação é do TSE para que haja agilidade em futuras impugnações.

A solenidade será presidida pelo Juiz da 46ª Zona eleitoral de Foz do Iguaçu e diretor do Fórum de Justiça da Comarca, Marcos Antônio Frason.