Cotidiano

Vereador Protetor Jorge é condenado por improbidade administrativa

O vereador de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Protetor Jorge (PTB) foi condenado a quatro anos de prisão e a pagamento de multa. Na mesma ação foram condenados ainda o presidente do Instituo Brasileiro de Santa Catarina (Ibrasc), José Carlos Jobim, e a ex-prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Maria Carlessi.

Segundo o Ministério Público Estadual (MP-PR), as irregularidades foram cometidas em 2009. Na época, Protetor Jorge era diretor municipal de saúde de Santa Terezinha de Itaipu e a então prefeita contratou uma empresa para prestar serviços na área da saúde sem licitação. O contrato para 18 meses era de R$ 1,5 milhão.

Para a promotoria, a prefeita deveria ter feito uma licitação, e não uma contratação emergencial. Tal iniciativa, ainda conforme o MP-PR, favoreceu o Ibrasc.

Por todos serem réus primários, os três devem cumprir a pena em liberdade, porém com algumas restrições como não sair da cidade sem comunicar a justiça.

O Tribunal Regional Eleitoral ainda não informou como fica a situação do vereador na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, se ele poderão ou não ter de deixar o cargo.

“Eu não peguei dinheiro da prefeitura. Fiz um ofício e comuniquei a prefeita da real situação do município. Eu enquanto enfermeiro tenho que resguardar o bem maior das pessoas, que é a vida. Foi o que eu fiz e faria novamente enquanto diretor de saúde para as pessoas não perderem a vida”, justificou o vereador.

A defesa da ex-prefeita informou que não foi intimada da decisão da ação civil e que vai analisar se é possível apresentar recurso especial em instância superior.

Nenhum representante da Ibrasc foi encontrado para comentar o caso.